Humanização avança em Itaboraí-RJ

15 votos

ita.jpg

A Secretaria Municipal de Itaboraí (SMS) realizou nos dias 17 e 18 de julho, o Seminário Municipal de Humanização. O evento reuniu cerca de 350 pessoas, entre: gestores, trabalhadores e apoiadores do SUS.

O objetivo do evento é garantir uma relação interfederativa com da participação da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ) e a Política Nacional de Humanização (PNH).

O coordenador da PNH, Fábio Alves, esteve presente e produziu a interlocução com o Município e com o grupo de Assessoria de Humanização da SES/RJ.

itab.jpg

“É necessário assumirmos a radicalidade da produção coletiva para que haja uma definição metodológica do Seminário. Esse é um belo movimento pedagógico. Fizemos um passeio por essas discussões, problematizando os temas das mesas e facilitando os trabalhos em grupos," pontuou Alves.

Segundo o coordenador e assessor do gabinete da SMS de Itaboraí, Wagner Sousa, o seminário foi uma oportunidade para sensibilizar os trabalhadores da região e teve a participação de diversos setores da saúde, além disso, ele enfatiza a vinda de trabalhadores de cidades vizinhas em busca de melhorias para o SUS. “O seminário buscou produzir a humanização de forma a sensibilizar e responder aos anseios do município, essa articulação partiu da construção coletiva dentro de nossos grupos te trabalho. Estamos felizes com os resultados de um projeto de humanização que nasce no seminário e já se estendeu como uma grande rede de possibilidades graças a  participação de tantos gestores e trabalhadores,” afirmou .

itabb.jpg

Sobre a presença do coordenador da PNH no encontro Wagner Sousa completa: “A presença do Fábio abalou as estruturas de nosso trabalho. Vi trabalhadores vibrantes com a perspectiva em humanizar nossa região. A PNH consegue reencantar os trabalhadores sobre uma perspectiva de SUS humanizado e efetivo. Encontramos o caminho para traçar um novo tempo na saúde pública.”

A PNH faz uma avaliação muito positiva do Seminário e acredita na continuidade de Apoio Institucional fortalecendo cada vez mais o trabalho da Humanização local.