Trabalho das Doulas em Blumenau e Florianópolis!

11 votos

doulas2.jpg

Muitos movimentos em favor da humanização do pré natal, parto, nascimento e puerpério em Blumenau SC, dentre estes movimentos incluímos o trabalho das doulas (palavra "doula" vem do grego "mulher que serve". Nos dias de hoje, aplica-se às mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto)

Um dos passos importantes neste sentido foi a aprovação da chamada Lei da Doula, que regulamenta a presença delas nas maternidades do município.

doula.jpg

Projeto de Lei Ordinária 6567/2014 em 11/02/2014 

Este projeto de lei obriga as maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares das redes pública e privada de Blumenau a permitirem a presença de “doulas” durante todo o período de trabalho de parto e pós-parto imediato, sempre que solicitada pela parturiente. 

De acordo com o projeto, as profissionais devem ser escolhidas livremente pelas gestantes e ter certificação ocupacional em curso para essa finalidade. A “doula” não substitui o acompanhante, mas também dá suporte e o orienta para oferecer apoio e conforto à mãe. Uma emenda feita pelos próprios autores ao projeto estabelece que “as doulas deverão providenciar, com antecedência, a inscrição nos estabelecimentos hospitalares”. A proposta impede que os estabelecimentos de saúde façam qualquer tipo de cobrança adicional. “As assistentes de parto poderão entrar no ambiente hospitalar com os seguintes instrumentos: bola de exercício físico construído com material elástico macio e outras bolas de borracha, bolso de água quente, óleos para massagens, banqueta auxiliar para parto, equipamentos sonoros e demais materiais utilizados no acompanhamento do período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato”, informou um dos autores do projeto.
Outro autor do projeto lembrou não é função da “doula” realizar qualquer procedimento médico, como fazer exames, aferir pressão ou administrar medicamentos e cuidar da saúde do bebê. O projeto prevê sanções administrativas, como advertência por escrito, multa que pode chegar a R$ 2 mil e afastamento do dirigente do estabelecimento de saúde que descumprir a determinação.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Blumenau

A imprensa local deu destaque a este importante trabalho e que acabou ganhando também destaque num programa com transmissão nacional. Para assistir clique na imagem abaixo: 

doula_blumenau_0.png

Outro movimento importante é o PROJETO “DOULAS COMUNITÁRIAS”, projeto construído pela equipe de saúde do município de Florianópolis SC para capacitar os agentes comunitários de saúde como doulas comunitárias. O projeto está em fase inicial e é uma ótima iniciativa de atuação com  o ACS de forma que este possa estar  contribuindo  para o empoderamento das mulheres para o parto normal.

Muito bom integrar este movimento!

Temos mobilizado toda a região do Médio Vale do Itajaí em favor da Rede Cegonha através dos encontros regulares do Grupo Condutor Regional.

Temos já um plano regional constituído e todos os municípios e instituições tem seus planos locais definidos em consonância com a proposta nacional de humanização do parto, nascimento e puerpério.

Seguimos no movimento humanizasus!

Patrícia S C Silva