Eu tenho Cartão SUS!!! A viralização do sentido de bem comum na saúde…

19 votos

Deu no Facebook!

cartao_sus.jpg

Ricardo Chacal publicou há pouco no Facebook a imagem do seu Cartão Nacional de Saúde, o Cartão SUS, com o seguinte comentário:

Tirei o cartão do SUS. Hoje fui marcar fisioterapia e tive que tirá-lo. Fui e voltei umas 3 vezes ao posto. Agora tenho cartão do SUS. Orgulho pra mim que operei a mão e fui muito bem tratado no Hospital Miguel Couto no início do ano. No posto, às vezes, o sistema caía. Espera um pouco, ele volta. Sistema que devia cair pra sempre, é esse neoliberal que privatiza a saúde, a educação, o ar que respiramos. Como se já não bastasse os giga-impostos que pagamos. Tenho o cartão do SUS. Sou um carioca feliz!

Seguiu-se uma conversa muito interessante, que reproduzo abaixo, mas que pode já estar mais completa neste link, para quem tem conta no Facebook: Eu tenho Cartão SUS!

Mayra Alvornoz: Eu tb tenho!!

há 21 horas · Curtir

Simone Cavalcante: Se prepara pra fila disso e fila daquilo outro!
há 21 horas · Curtir · 1

Jenifer Heyde: Feliz por ter um cartão do SUS? É sério? Se o sistema de saúde pública ao menos fosse regular, mas nem isso. Se vc conseguiu fazer sua cirurgia e foi bem tratado parabéns, pois há pessoas aguardando a anos e morrendo em filas de espera. Eu mesma quase perdi o único ovário que tenho aguardando uma video-laparo, e meu caso estava longe de ser o mais sério. Adoraria poder contar com o Sus pois pago meus impostos em dia, mas sou obrigada a pagar um plano de saúde carissimo para ter acesso a um direito básico. Se eu tivesse aguardado e não pago particular, provavelmente eu já estaria estéril ou morta, como vemos acontecer todos os dias nas portas das emergências cariocas  Eu sinceramente torço para que vc não passe por isso, aliás, que ninguém passe. Mas não há como eu ficar feliz sobre qq coisa em relação ao atual serviço de saúde pública MESMO!
há 21 horas · Editado · Curtir · 3

Laura Escorel: Viva o Sérgio Arouca!!!
há 21 horas · Curtir · 5

Ricardo Chacal: jenifer, não foi essa a minha experiência no SUS. o que sei é que os planos de saúde são caríssimos e também não cumprem com o que dizem. além de contar com propaganda maciça da mídia, a soldo dessas grandes empresas do lucro com a doença dos outros.
há 21 horas · Curtir · 15

Ju Li: uso SUS desde criança aqui no bairro. funciona bem. às vezes os amigos da Unimed ficam bravos ao ver que a consulta demora bem menos aqui do que no plano caro, tem vezes que sou marcada e atendida no mesmo dia. funcionários do SUS já salvaram a vida de minha mãe e de meu tio, ambos sofreram AVC's em diferentes momentos, foram tratados com muito carinho e dedicação. a gente tem é que reivindicar melhoras, verbas e cuidado para o SUS. também me orgulho de usar. Jenifer, infelizmente esse tipo de caso não é privilégio do SUS. não sei se viu essa notícia, mas recentemente um senhor teve um exame negado pelo seu plano e acabou falecendo sem o atendimento que supostamente não estava coberto pelo seu pacote… a saúde está crítica dos dois lados, mas a questão é que devemos lutar para que melhore do lado de cá. um abraço.
há 21 horas · Curtir · 9

Jenifer Heyde: Fico feliz por vc e faço votos de que todos recebam o mesmo tratamento. Eu não pago plano por terem me vendido um produto, mas pela urgência e extrema necessidade. E até aqui eles cumpriram com o contrato. Diária e sistematicamente somos bombardeados com gestantes dando luz na porta da emergência, médico que não pode operar pq não tinha luvas (eu mesma comprei já minha própria seringa para tomar medicação,), falta de medicamentos, falta de profissionais, Etc.
Enfim, aguardo ansiosa o dia em todos possam usufruir do mesmo amparo, que todos possam ser atendidos sem falta de profissional ou material e medicamento básico. Vai ser como um sonho! Até lá, infelizmente continuo entregando meu suado dinheirinho nas mãos de quem lucra como vc mesmo disse, mas ao menos eu vejo onde estou gastando, coisa que não acontece com meus impostos!

há 20 horas · Curtir

Helena de Lamare: Meu marido também recebeu um ótimo atendimento no M.C.!
há 20 horas · Curtir

Jenifer Heyde: De coração, que todos possam receber o tratamento que vcs receberam. Vai ser lindo! Mas ao menos no meu bairro história é outra. A minha experiência foi outra e a de muitos conhecidos também. De qq forma foi bom ver que houve quem recebeu a assistência que me foi negada! Torcemos para que vc sejam a regra e eu a excessão! Tenham a melhor das tardes.
há 20 horas · Editado · Curtir · 2

Conceição Costa: Admiro a sua coragem, autenticidade e simplicidade de admitir que se trata no SUS. A função social do governo é dar educação e saúde para o povo. As coisas melhoraram muito. O Hospital do Andaraí tem um gestor para os usuários reclamarem do atendimento ou não atendimento. Se mais pessoas informadas adotarem o SUS, os serviços podem melhorar ainda mais. O que não dá é pagar um plano de saúde com preços indecentes! Até os médicos estão se descredenciando dos planos de saúde.
há 20 horas · Curtir · 5

Ana Paula Alves: SUSto!!!! \o/
há 20 horas · Editado · Curtir

Conceição Costa: Quando uma pessoa se acidenta na rua pra onde ela vai? Para um hospital público.Vai levar um SUSto porque não está acostumada. A realidade é aquela. Pode melhorar! Privatizar a saúde é que não tá com nada!
há 20 horas · Curtir · 4

João Neves de Sena: chacal, meu amigo, vc sabe que torço por vc sempre. fico feliz que tenhas tido um atendimento como todos deveriam ter, mas não podemos esquecer o fator geográfico. infelizmente (ou felizmente) o endereço do miguel couto conta muito para que as coisas funcionem como deveriam funcionar por exemplo em em paracambi. abçs.
há 20 horas · Curtir · 6

João Neves de Sena: ps: planos de saúde são condes dráculas.
há 20 horas · Curtir · 5

Conceição Costa: Sugam até não ter mais uma gotinha sequer!
há 20 horas · Curtir · 3

João Neves de Sena: ps 2: grandes corporações o são de modo geral.
há 20 horas · Curtir · 5

Águeda Damião: Tbm tenho!
há 20 horas · Curtir

Conceição Costa: A gente reclama, reclama que não tá legal, que a saúde é ruim, mas faz exatamente do jeito que o SISTEMA quer: individualismo e segregação social.
há 20 horas · Curtir · 1

Jenifer Heyde: Concordo que planos de saúde e grandes corporações são sangue sugas. Só um adendo, o Governo suga mais do meu salário que o meu plano, mas quando eu precisei de atendimento o Governo não me deu assistência, já meu plano me esfaqueia porém cumpre o contrato, até aqui ao menos.
há 20 horas · Editado · Curtir · 3

Roberto Francovalente: E eu também. E minha pressão ficou controlada, enquanto que o médico do plano de saúde —, que não tenho mais, graças a Deus —me passava uns remédios caríssimos, que depois descobri que eram do laboratório que lhe pagava viagens ao exterior, para congressos, na Alemanha, México, etc, etc, etc. A fila é comprida, demora, mas a gente fica conversando com os véim e saem coisas ótimas. Também estou muito feliz.
há 20 horas · Curtir · 5

Ricardo Chacal: jenifer, suga para financiar o SUS entre outras coisas. quem tem plano de saúde, paga duas vezes.
há 20 horas · Curtir · 4

Jenifer Heyde: Verdade, pago duas vezes, pelo simples fato de não ter tido a assistência que o primeiro deveria me dar, ou vc acha mesmo que eu pago plano pq gosto? Não, tive que pagar pois se eu ficasse mais tempo na fila hj estaria estéril. Adoraria poder contar com um serviço que pago através dos meus impostos, porém a minha realidade foi bem diferente da sua.
há 20 horas · Editado · Curtir · 1

Ricardo Chacal: esse é o caso de muita gente, jenifer. mas acho que não é por isso que devemos detonar o serviço público de saúde. vc ainda pode pagar um plano. e quem não pode? devemos é reclamar melhoras, pressionando o governo. e tendo mais cuidados com a saúde.
há 20 horas · Curtir · 8

Deocleciano Moura Faiao: *Car~~~~~~lho Du- arte suspira!!!!!! és poeta até no nome.artista puro*
há 20 horas · Curtir

Renata Carrara: Poucos países do mundo têm um sistema único de saúde aberto a todos e gratuito como no Brasil. Ainda é capenga (no centro de saúde onde trabalho, só 2 das 4 equipes têm médico), mas ainda assim é motivo de orgulho.
há 20 horas · Curtir · 5

Izabel Cristina Macedo: Tbem tenho mas nunca careci de usar, benza Deus. Saúde, irmão!
há 20 horas · Curtir · 1

Jenifer Heyde: Concordo em gênero, número e grau Ricardo, minha intenção nunca foi de detonar o sistema, mas sim compartilhar outra visão. Quando à reclamar por melhorias, pressionar o Governo, isso eu faço incansavel e diariamente  Uma ótima noite à todos!
há 20 horas · Editado · Curtir · 3

Carlos Filho: Ja fui muito bem tratado em hospitais públicos, sei que deve ser duro em outros lugares mais pobres, já tive demonstração de cuidados pelos profissionais destes hospitais publicos. Meu pai foi a três hospitais para resolver a quebra do braço dele e nada, mas resolveu no Miguel Couto. Ja me operei em lugares públicos sem pegar infecção hospitalar, mas peguei uma infecção no hospital particular e pagando a vista. O chato são as filas e o roubo dos figurões. Cafi
há 20 horas · Curtir · 3

Ricardo Chacal: ave cafi ! ruim com o sus. pior sem ele. precisamos exigir melhoria no atendimento e às pessoas que se cuidem melhor. abraço.
há 19 horas · Curtir · 6

Ricardo Chacal: cafi, vou sonhar com esse olho me olhando e dizendo alpendre !
há 19 horas · Curtir

Conceição Costa: kkkk
há 19 horas · Curtir

Carlos Filho: Que é isto Chacal, são almôndegas voadoras e laticínios brilhantes.
há 19 horas · Curtir · 1

Beth Salgueiro: tambem tenho carteirinha do sus e uso quando preciso. o ivan fez um transplante de figado pelo sus, fui super, mega bem tratado. tudo gratis, remédios, os maiores especialistas, hospital, tudo limpo e cuidadoso e com profissionais sérios e amorosos. nada contra o sus, muito pelo contrário, viu?
há 19 horas · Curtir · 5

Carlos Filho: Saudades do Ivan, Beth
há 19 horas · Curtir · 1

Beth Salgueiro: Eu tb, Cafi...
há 18 horas · Curtir

Eliete Chuff Souto: eu também!
há 18 horas · Curtir · 1

Tonia Schubert: e cai fazer a fisio aonde? se for possivel , vai pra ABBR
há 18 horas · Curtir · 1

Marion Velasco: eu não tenho
há 18 horas · Curtir

Mario Flecha: Saúde pública de qualidade, ao menos isto poderíamos conseguir mudar definitivamente.
há 17 horas · Curtir (desfazer) · 2

Isabela Soares Santos: Para quem trabalha com saúde pública, luta por um Sus melhor, é energizante ver essa discussão e o quanto as pessoas ainda querem o Sus (por mais q a mídia e as empresas de planos tentem nos convencer do contrário)

há 15 horas · Curtir · 3

Paulo Carvalho: SUSpiro.
7 h · Curtir

Tereza Guedes: Eu tambem tenho cartao do SUS !!! oba!
7 h · Curtir

Lidia Santos: Parabéns, Chacal! Por fazer seu cartão e por divulgar isso, chamando, por consequência, mais gente. Quanto mais gente aderir aos SUS, mais reconhecimento dos acertos dele e mais pressão pra ele atingir o nível de excelência sonhado pela Constitiuinte de 88, que o criou!
1 h · Curtir · 3

Ricardo Imperatore: Então teu plano de saúde é o SUS. Será que faço um?
22 min · Curtir

Ricardo Imperatore: Será que funciona mesmo? Tu ta dizendo que sim…
21 min · Curtir

Ricardo Imperatore: É… porque funcionar coisas de governo por aqui…
20 min · Curtir