O PSICÓLOGO COMO PROMOTOR DE SAÚDE MENTAL: A PREVENÇÃO DO ADOECIMENTO NO TRABALHO EM COLABORADORES DA SAÚDE PÚBLICA

14 votos

06-02-2009-g.jpg

Os colaboradores das organizações públicas de saúde tendem a desprender  com maior facilidade o adoecimento no trabalho, em virtude de esgotamento físico  e mental frente a suas atividades laborais no trabalho.

 O vinculo criado junto as organizações de trabalho podem colaborar positivamente para o não adoecimento no trabalho, desta forma acredita-se que seja de grande importância a atuação do  psicólogo organizacional diante a estes fatores. Com isso, demanda a necessidade do psicólogo obter uma visão sistêmica quando se trata do trabalho de intervenção em saúde pública, e também propiciar saúde aos trabalhadores quando tratarmos do trabalho do psicólogo em gestão de saúde pública no Sistema Único de Saúde.

 Esta postagem na Rede HumanizaSUS tem como objetivo discutirmos a  importância da atuação do psicólogo na intervenção de resultados positivos e a  não fadiga no trabalho. Contudo, esta postagem é de caráter avaliativo da disciplina  de Introdução a Psicologia da Saúde, ministrada pelo Me. Douglas Casarotto o qual  nos propôs o trabalho de postarmos algum assunto de nosso interesse dos quais  foram debatidos em aula, e relacionarmos o mesmo com um artigo que perpasse aos textos e debates realizados em aula.
Para tanto, acredito que seja de extrema importância a atuação do  psicólogo na gestão em saúde, promovendo atividades que contemplem a saúde do trabalhador. Sendo assim, compartilho com vocês, um pouco do que acredito ser importante frente as  intervenções do psicólogo nas diferentes áreas do SUS, tanto gestão, quanto suporte de saúde mental.

 O espaço do psicólogo nos âmbitos da gestão saúde pública tem vivenciado ganhos de forma gradual frente as demandas da organização.  Algumas organizações de saúde  ainda não vislumbram a importância do psicólogo atuar tanto nas demandas de saúde da sociedade,  mas também nas que perpassam na saúde de seus servidores públicos.

 O psicólogo que propiciar qualidades de trabalho na gestão em saúde  deve se utilizar de ferramentas que regem a  gestão de pessoas, afim de evidenciar dentro do contexto laboral o conhecimento  positivo e negativo do perfil de cada colaborador, podendo assim, auxiliar na  procura de melhorias para o individuo como capital humano da organização, e  também para a equipe como um todo. Podendo também propiciar as suas equipes oportunidades de escutas em grupo, ou outras ferramentas que a gestão de pessoas oferece a profissionais da psicologia que voltam seu trabalho para a gestão.

 Concluo esta postagem, mais uma vez evidenciando a importância da  atuação do psicólogo em âmbitos de saúde ao se tratar da gestão de equipes e colaboradores do SUS,  demonstrando a melhoria de resultados em particular para o profissional, ou para a organização como um todo. Todo o profissional de psicologia que atuar em âmbitos de saúde pública deve propiciar para seu ambiente de trabalho, promoção de saúde mental e física, tanto para organização, quanto para os usuários do Sistema Único de Saúde, adquirindo assim, um olhar dinâmico que identifique as reais demandas de seu local de atividades laborais de trabalho.

 

Autor: Jairo Manzoni Rodrigues

Acadêmico do 4º semestre do Curso de Psicologia (FISMA)

Graduado em Gestão de Recursos Humanos (UCB)

 

REFERÊNCIAS:

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Saúde do Trabalhador no Âmbito daSaúde Pública. Referência para a atuação do Psicólogo. Brasilia, 2008.

OLIVEIRA, J.R.S. et al. Fadiga no trabalho: como o psicólogo pode atuar? : Psicol. estud. vol.15 no.3 Maringá Sept. (2010) Disponível em:
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-
73722010000300021&lang=pt Acesso em: 21 Abr. 2014, 13:00:30.