Grupo de Orientações sobre AVC reuniu mais de 100 participantes na Semana Nacional de Humanização

10 votos

grupo_de_orinetacoes_sobre_o_avc_-_heab_3.jpg

O Hospital Estadual Américo Brasiliense (HEAB), localizado no interior do Estado de São Paulo, realizou nos dias 8 e 11 de abril o Grupo de Orientações sobre o AVC. As atividades foram integradas a 1ª Semana Nacional de Humanização, realizada em todo Brasil, através do Ministério da Saúde.

Com mais de 100 participantes da comunidade regional, entre, estudantes de enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional e educação física, o evento, contou ainda com a participação de cuidadores de idosos, usuários e profissionais da área da saúde.

As atividades foram distribuídas de modo dinâmico, em nove estações, onde, cada uma delas foi orientada por uma área multiprofissional do HEAB como: medicina, enfermagem, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, nutrição, serviço social, farmácia e psicologia.

O “Grupo de Orientações sobre o AVC” é uma ação de humanização realizada semanalmente aos cuidadores e aos familiares e amigos dos usuários cometidos por AVC agudo e em reabilitação no Hospital Estadual Américo Brasiliense.

Segundo a coordenadora do evento e médica neurologista, Dr.ª Maisa Cabete Pereira Salvetti, a proposta foi de estender à comunidade o grupo que já existe na instituição, o qual, em termos de Política Nacional de Humanização vai ao encontro de dois princípios: Transversalidade – ao aumentar o grau de contato e comunicação entre a equipe de saúde, usuários e cuidadores, promovendo mudanças nas práticas de saúde; e Protagonismo, Corresponsabilidade e Autonomia dos Sujeitos e Coletivos – a partir do compartilhamento de responsabilidades perante o cuidado entre todos os envolvidos, além, das seguintes diretrizes:

Acolhimento: no sentido de oferecer ao usuário e cuidador atenção integrada desde sua recepção, garantindo assistência resolutiva e continuidade desta quando necessário, permitindo um espaço de expressão para sua vivência;

Ambiência: proporcionar aos cuidadores um espaço adequado, em sua estrutura física e social, buscando atender suas demandas de forma acolhedora.

Clínica Ampliada: garantir ao usuário e cuidador atendimento individualizado, com integração de equipe multiprofissional, contando com infraestrutura qualificada de acordo com a necessidade de assistência à saúde.

Defesa dos Direitos do Usuário: favorecer a troca de conhecimento ao usuário sobre seus direitos como cidadão no âmbito hospitalar e no pós-alta, incluindo as informações sobre seus direitos, deveres e afins, baseados na necessidade que a nova condição de saúde o coloca.

Abaixo seguem algumas fotos da Semana e o link do facebook!

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.690987554280232.1073741830.485919061453750&type=1