Tenda HumanizaSUS reúne a população pra discutir a humanização do SUS, com foco no parto humanizado.

17 votos

 

tena_1.jpg

Uma das 10 atividades inscritas na Semana Nacional de Humanização do Piaui foi a Tenda Humaniza SUS, um espaço montado no dia 09.04, no Parque Potycabana, na zona leste de Teresina (PI),  que reuniu profissionais de saúde, usuários e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Tenda serviu de palco para debater questões ligadas à humanização do SUS com rodas de conversas, panfletagem, exposição e  distribuição de materiais educativos, manifestações culturais, entre outras atividades.

Entre os temas debatidos destacam-se a Rede Cegonha e a humanização do parto e parteiras, direitos dos usuários do SUS, valorização do trabalhador e sentidos do trabalho em saúde.

A roda de conversa sobre o parto humanizado contou com o apoio da Clara Noleto, Apoiadora do Ministério da Saúde para a Rede Cegonha para o estado do Piauí, e com a participação de enfermeiras obstétricas que trabalham na Maternidade Dona Evangelina Rosa, e nas Unidades Básicas de Saúde.   A roda superou as expectativas pelas riquezas de debates, multiplicando informações sobre a humanização do parto, o nascimento e os novos modos de acolhimento.

Para Simone Santos e Silva, enfermeira obstetra da maternidade Dona Evangelina Rosa, que participou da discussão sobre o parto humanizado . “A discussão está sendo bastante proveitosa. Há relatos de experiências, situações sobre parto, depoimentos das mulheres. Falamos também das mudanças no modelo obstétrico, e o que ainda precisa mudar”, relata a enfermeira.

Simone acredita que discutir esses temas em um lugar público, onde tem muita gente, gera uma repercussão ainda maior, pois atinge os mais diferentes públicos. “Aqui tem tanto pessoas com poder aquisitivo, quanto pessoas mais humildes”, comenta. A enfermeira ressalta que esses eventos podem sensibilizar as mulheres, mostrar a elas o que é o parto humanizado. “Com isso conseguimos resultados lá na prática. Menos intervenção e mais médicos indicando o parto normal”, completa.

Os usuários do sistema público de saúde e os conselheiros de saúde também marcaram presença na tenda e nos debates. O conselheiro municipal de saúde de Teresina, José Roberto, destacou que a Tenda leva o SUS até o usuário. “Aqui estão concentrados vários conselheiros de saúde. Eles levarão essas discussões aos seus conselhos locais e à comunidade que fazem parte, multiplicando o debate sobre a humanização do SUS”, comenta José Roberto.

Ao lado da tenda, outras tendas foram armadas, Como a Tenda dos Direitos dos Usuários do SUS, e a Tenda do Projeto do Acolhimento com Classificação de Risco, tendo em vista discutir com os usuários e trabalhadores esses temas e disponibilizar material informativo/educativo.

Outras atividades planejadas como a roda de conversa sobre os direitos dos usuários da saúde, com a participação dos estudantes de medicina da Universidade Estadual do Piauí, e as apresentações culturais não aconteceram devido o temporal que caiu no final da tarde nas proximidades do Parque Poticabana.

Fontes: Emília Alves/Apoiadora da PNH

           Lucas Pordeus Leon / Blog da Saúde

tenda_4.jpg

tenda_5.jpg

tenda_3_0.jpg

tenda_6.jpg

 

tenda_8.jpg

tenda_pmt_0.jpg