Trabalhadores de saúde da Planície Litorânea em movimento na Semana Nacional de Humanização

17 votos

parnaiba_1_1.jpg

O Estado do Piauí de norte a sul esteve em movimento na Semana Nacional de Humanização, e na planície Litorânea não foi diferente. A região é  composta por 11 municípios, e todos estiveram representados pelos trabalhadores e gestores de saúde no Seminário de Humanização que aconteceu no município de Parnaíba, no dia 09, envolvendo aproximadamente 200 participantes, sendo 96 comprovados através da frequência.

Estiveram presentes na mesa de solenidade do evento: Maria do Socorro (Presidente do COSEMS), Mirela ( Secretaria de saúde de Luis Correia), representando a Secretaria Municipal de Parnaiba, Annatalia Gomes (Consultora da PNH para o Estado do Piaui e Inês Maria (Enfermeira do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde de Parnaíba.

O TACS, Grupo de Teatro dos Agentes Comunitários de Saúde de Parnaíba, fez uma apresentação sobre a transmissão da Dengue e os cuidados para evitar a presença do mosquito transmissor, uma encenação bem humorada que arrancou várias gargalhada da plateia.

Inicialmente, cada participante se auto apresentou, falando um pouco do seu cotidiano de trabalho, das suas vivências, e expectativas sobre o evento

Annatalia abriu os debates, falando sobre a Semana Nacional de Humanização e sobre a PNH, enfatizando os princípios, diretrizes, dispositivos e método de trabalho. Provocou, convidou cada profissional para ser um facilitador da PNH, se colocar dentro do processo de apoio.

Na sequência, Clara Leal (Enfermeira, diretora do HEDA) fez uma fala sobre o Acolhimento e Classificação de Risco, com foco  no acesso e melhoria da qualidade, apresentando a experiência da implementação do dispositivo no HEDA, aquecendo o debate.

Emília (assistente social do HILP e apoiadora da PEH)) apresentou a Política Estadual de Humanização do Estado-PEH, pontuando os caminhos percorridos no SUS/PI, as possibilidades e desafios para a humanização do SUS no estado. Albano Amorim (Jornalista e apoiador do Ministério da Saúde para o Piaui) levantou o debate com o tema: Como a mídia vê o SUS, resgatando aspectos importantes da história do SUS, refletindo o papel da  imprensa, o que ela dá visibilidade, e como a relação entre a mídia e o SUS pode ser melhorada.

Vera (enfermeira e membro do Colegiado Gestor do HGV), discutiu a Gestão Participativa e a Co-gestão, enfatizando a importância dos colegiados de gestão na descentralização do poder, e na  democratização das tomadas de decisões na unidade. Relatou a experiência da gestão colegiada no HGV.

Em seguida, a palavra circulou entre os participantes, dando passagem ás experiências no cotidiano de trabalho, às ideias de mudanças, aos afetos. Na avaliação dos participantes, o evento foi importante, ampliou conhecimentos, qualificou o debate sobre a PNH, possibilitou o compartilhamento de experiências, aproximou os trabalhadores, produziu afetos e vínculos.

parnaiba_2_0.jpg

parnaiba_4_0.jpg