Por que enfermeiro não fica? Por que profissional de saúde não fica?

11 votos

 Mais um artigo de 2007, publicado na Ciência e Saúde Coletiva, sobre os índices de rotatividade de enfermeiros e médicos no PSF e seus motivos.

Oia o link aí:

https://www.abrasco.org.br/cienciaesaudecoletiva/artigos/artigo_int.php?id_artigo=2639

Dessa vez na região do Vale do Taquari, RS. Outra metodologia, outros conceitos envolvidos, com relação ao anterior citado neste blog. Entretanto, confirma os mesmos achados de outros: os efeitos da precarização das relações de trabalho, dos meodelos de gestão autoritários, da fragmentação da atenção à saúde, da dificuldade de gestão de conflitos em equipe.

Mais um estudo que destaca a valorização do trabalho em equipe, da gestão democrática, da inclusão dos conflitos e das diferenças, como antídotos para a insatisfação no trabalho e, em decorrência, como intervenção nos condicionantes da rotatividade elevada. Traz uma análise dos enfermeiros de PSF, que vai na mesma linha de composição da satisfação/insatisfação no trabalho.

Considero esses estudos como novas doses de ânimo para o nosso combate cotidiano de incluir o outro, incluir a diferença, incluir o conflito, ativar coletivos, ampliar autonomias e negociar e co-gerir compromissos públicos. Levando em consideração as proposições da PNH, estamos no caminho certo!