Brasil participa da III Convenção do Dia Internacional da Síndrome de Down, na sede da ONU, em Nova York

12 votos

No último dia 21 de março, as brasileiras Vera Mendes, Coordenadora da Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, e Débora Seabra, professora e autodefensora participaram da III Convenção do Dia Internacional da Síndrome de Down, na sede da ONU, em Nova York.

Este ano, o evento teve como tema ‘Saúde e Bem-estar – Acesso e Igualdade para Todos’. Em sua fala, Vera apresentou as ‘Diretrizes de Atenção à Saúde das Pessoas com Síndrome de Down‘ e sua versão acessível, produzida pelo Movimento Down. O material foi desenvolvido para contribuir para a melhoria do atendimento de saúde e também para aumentar o conhecimento das pessoas com síndrome de Down sobre sua própria saúde e bem-estar. 

Baixe as Diretrizes aqui:
Diretrizes de Atenção à Saúde das Pessoas com Síndrome de Down

down_em_ny.jpg

 

Débora, que também é professora assistente da educação infantil, discursou sobre sua vida, suas conquistas e a importância da educação inclusiva para a independência das pessoas com deficiência.

A participação brasileira tem início com a Débora a partir das 3 horas e 20 minutos de vídeo e coma Vera a partir de 4 horas e 30 minutos. É possível ajustar a configuração para assistir as apresentações em português, retornando para a opção ‘versão original’ na fala das brasileiras.