A Humanização hospitalar

Primary tabs


4votos

A Humanização hospitalar

Tania Aparecida dos Reis is offline

"A humanização do atendimento hospitalar requer mudança de valores, comportamento, conceitos e práticas, exigindo do atendente um reposicionamento no que se refere ao atendimento aos usuários. Essa postura está obrigando o Sistema Único de Saúde a investir em treinamento de todos os seus colaboradores.
É possível compreender que a humanização é uma nova visão de atendimento ao paciente/usuário/colaborador/gestor, possibilitando um trabalho de melhor qualidade, visto que:
"Humaniza-os" porque os torna mais ricos em humanidade, em sensibilidade, em afetividade. "Humaniza-os" ´porque traz á tona sua grandeza, sua força, sua sabedoria. "Humaniza-os" porque lhes permite a experiência do mistério da vida, da dor e da vitória, do risco e da alegria. "Humaniza" o médico e os demais profissionais dando-lhe mais profundidade de compreensão do processo da doença e sua prevenção, mais segurança para lidar com ele, tornando-os pessoas mais plenas(JAKOBI,2004, p.1).
Entende-se que a humanização é uma ação complexa visto que o indivíduo não pode ser considerado humanizado somente pelo seu conhecimento, mas sim a forma com que usa esse saber, no caso dos servidores dos hospitais em benefívio a saúde dos pacientes e a qualidade do ambiente. É neste momento que se compreende a importância da subjetividade no trabalho dos profissionais da saúde.
A humanização para Mezomo (2001, p.7) é "tudo quanto seja necessário para tornar a instituição adequada à pessoa humana e a salvaguarda de seus direitos fundamentais", ou seja, pode-se dizer que a humanização é um movimento de ação solidária em prol de uma produção de saúde digna para todos, cooperando com as pessoas, buscando reciprocidade e ajuda mútua."

 

 7 COMENTÁRIOS

patrinutri is offline

Cara Tânia,
A humanização que queremos é um fazer coletivo, efetivamente compartilhado por profissionais de saúde, enquanto equipe de trabalho, para além de suas categorias profissionais e seus saberes específicos e também por gestores e usuários. Grupo este que em uma relação mais horizontal no modo de organização no SUS trará a tona não só a cooperação mútua, mas também uma visão de saúde pautada na promoção da mesma e prevenção de doenças.
A cordialidade vem atrelada a tudo isto, produzida nas relações pessoais, mas desejamos que o foco seja a escuta efetiva entre os envolvidos, uma escuta que acolhe os problemas para produzir soluções coletivas e fortalecer o próprio grupo, que não é de um, mas de um todo desejante por uma saúde pública resolutiva. Vamos construir rodas!
É muito bom saber que os hospitais tem se apropriado deste modo de fazer da PNH para alterar sua configuração histórica, centrada na consulta e nos sintomas. 
Grande abraço,
Patrícia S. C. Silva
    

HELENA APARECIDA DE JESUS LEITE is offline

BOA NOITE.
                SOU ADMINISTRADORA HOSPITALAR EM JATAÍ -GO, E GOSTARIA DE RECEBER MATERIAL SOBRE HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR( JORNAL, VIDEOS, REVISTAS ETC.)
ENDEREÇO: CENTRO M. DE SAÚDE DR. SERAFIM DE CARVALHO.
RUA:CAÇÚ ESQ. C/ JOAQUIM CAETANO.
BAIRRO:DIVINO ESPÍRITO SANTO
JATAÍ-GO              CEP:75800-000
 

Frederico pereira camelo is offline

Bom dia.

Sou aluno de enfermagem em Goiânia-go e queria receber emails sobre humanização no âmbito hospitalar,para adicionar em um trabalho academico do respectivo assunto.

carla placido is offline

Carla Placido,

Bom dia!

Gostaria de receber se possivel email sobre o assunto citado acima para melhor fundamentar o trabalho de especialização ao qual estou realizando. Obrigado!

elisangela Casagrande is offline

Elisangela Casagrande

  primeiramente gostaria de parabenizar o PNH, pois é muito importante que aconteça este tipo de trabalho dentro dos hospitais, e gostaria se possivél que enviasse materiais, cartilhas, videos, revista do PNH. 

Desde já agradeço atenção. 

Liliane Cerqueira Sossai is offline

Olá, não trabalho no âmbito hospitalar, mas atuo na coordenação das ações programáticas, o que envolve vários programas da saúde, procuro trabalhar em parceria, então promover a humanização é interesse de todo profissional da saúde. Gostaria de receber o material para está inserindo aqui no município o PNH.

Juliana de Jesus Almeida is offline

Olá, 

Gostaria de receber materiais sobre humanização hospitalar para o trabalho de especialização em que estou atuando.

 

Grata

Últimos posts promovidos


Mariella is offline
4votos

Túnel do tempo conta a história da Fiocruz em Brasília e a da 8ª Conferência Nacional de Saúde

 

Exposição se vale de imagens e tecnologias interativas e ficará aberta ao público de 12 a 16 de dezembro 

Últimos posts comentados


Clyton A P Houly - ClytonDiAju - ClytonDiTraipu is offline
6votos

SOFRIMENTO E MORTE DE MÉDICAS CUBANAS, NO PROGRAMA MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL-PMMB

*******************************************************************************

1. QUATRO MORTES E UM ESTUPRO

2. NO INTERVALO DE ONZE MESES, INICIANDO EM DEZEMBRO DE 2015

3. DUAS MORTES NO PARANÁ , UMA NO CEARÁ E UMA NA BAHIA.

4. UM CASO DE ESTUPRO, NO AGRESTE DE PERNAMBUCO.

5. A ÚLTIMA MORTE EM IGUATU, CEARÁ, ÀS VÉSPERAS DO RETORNO DA DOUTOURA CUBANA PARA SUA TERRA NATAL.

6. UMA MORTE TERIA SIDO INFARTO DO MIOCÁRDIO

7. A OUTRA TERIA SIDO INFLUENZA H1N1

8. A ÚLTIMA, DE IGUATU-CEARÁ , TEVE LAUDO MÉDICO , DE CAUSA INDETERMINADA