A Humanização hospitalar

Versão para impressãoSend by emailPDF version

"A humanização do atendimento hospitalar requer mudança de valores, comportamento, conceitos e práticas, exigindo do atendente um reposicionamento no que se refere ao atendimento aos usuários. Essa postura está obrigando o Sistema Único de Saúde a investir em treinamento de todos os seus colaboradores.
É possível compreender que a humanização é uma nova visão de atendimento ao paciente/usuário/colaborador/gestor, possibilitando um trabalho de melhor qualidade, visto que:
"Humaniza-os" porque os torna mais ricos em humanidade, em sensibilidade, em afetividade. "Humaniza-os" ´porque traz á tona sua grandeza, sua força, sua sabedoria. "Humaniza-os" porque lhes permite a experiência do mistério da vida, da dor e da vitória, do risco e da alegria. "Humaniza" o médico e os demais profissionais dando-lhe mais profundidade de compreensão do processo da doença e sua prevenção, mais segurança para lidar com ele, tornando-os pessoas mais plenas(JAKOBI,2004, p.1).
Entende-se que a humanização é uma ação complexa visto que o indivíduo não pode ser considerado humanizado somente pelo seu conhecimento, mas sim a forma com que usa esse saber, no caso dos servidores dos hospitais em benefívio a saúde dos pacientes e a qualidade do ambiente. É neste momento que se compreende a importância da subjetividade no trabalho dos profissionais da saúde.
A humanização para Mezomo (2001, p.7) é "tudo quanto seja necessário para tornar a instituição adequada à pessoa humana e a salvaguarda de seus direitos fundamentais", ou seja, pode-se dizer que a humanização é um movimento de ação solidária em prol de uma produção de saúde digna para todos, cooperando com as pessoas, buscando reciprocidade e ajuda mútua."

 

Estado/Cidade: Acre/Acrelândia
 

Comentários [6]

Humanização sempre!

Olá, não trabalho no âmbito hospitalar, mas atuo na coordenação das ações programáticas, o que envolve vários programas da saúde, procuro trabalhar em parceria, então promover a humanização é interesse de todo profissional da saúde. Gostaria de receber o material para está inserindo aqui no município o PNH.

Elisangela Casagrande  

Elisangela Casagrande

  primeiramente gostaria de parabenizar o PNH, pois é muito importante que aconteça este tipo de trabalho dentro dos hospitais, e gostaria se possivél que enviasse materiais, cartilhas, videos, revista do PNH. 

Desde já agradeço atenção. 

Acolhimento e a assistencia humanização em ambiente hospitalar

Carla Placido,

Bom dia!

Gostaria de receber se possivel email sobre o assunto citado acima para melhor fundamentar o trabalho de especialização ao qual estou realizando. Obrigado!

humanizar

Bom dia.

Sou aluno de enfermagem em Goiânia-go e queria receber emails sobre humanização no âmbito hospitalar,para adicionar em um trabalho academico do respectivo assunto.

HUMANIZAÇÃO

BOA NOITE.
                SOU ADMINISTRADORA HOSPITALAR EM JATAÍ -GO, E GOSTARIA DE RECEBER MATERIAL SOBRE HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR( JORNAL, VIDEOS, REVISTAS ETC.)
ENDEREÇO: CENTRO M. DE SAÚDE DR. SERAFIM DE CARVALHO.
RUA:CAÇÚ ESQ. C/ JOAQUIM CAETANO.
BAIRRO:DIVINO ESPÍRITO SANTO
JATAÍ-GO              CEP:75800-000
 

A humanização desejante...

Cara Tânia,
humanização que queremos é um fazer coletivo, efetivamente compartilhado por profissionais de saúde, enquanto equipe de trabalho, para além de suas categorias profissionais e seus saberes específicos e também por gestores e usuários. Grupo este que em uma relação mais horizontal no modo de organização no SUS trará a tona não só a cooperação mútua, mas também uma visão de saúde pautada na promoção da mesma e prevenção de doenças.
A cordialidade vem atrelada a tudo isto, produzida nas relações pessoais, mas desejamos que o foco seja a escuta efetiva entre os envolvidos, uma escuta que acolhe os problemas para produzir soluções coletivas e fortalecer o próprio grupo, que não é de um, mas de um todo desejante por uma saúde pública resolutiva. Vamos construir rodas!
É muito bom saber que os hospitais tem se apropriado deste modo de fazer da PNH para alterar sua configuração histórica, centrada na consulta e nos sintomas. 
Grande abraço,
Patrícia S. C. Silva