Juntos pelo SUS

14 votos

 

juntos_pelo_sus_0.png

Faça parte do SUS e ajude a construir essa história! Esse foi o mote da Campanha Nacional em Defesa do SUS e Fortalecimento do Controle Social lançada no dia 06 de novembro (2013), que contou com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Realizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) no contexto dos 25 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). A campanha busca o apoio de toda a sociedade brasileira para defender o projeto de um SUS universal, integral e de qualidade para todos através, principalmente, do fortalecimento e visibilidade maior dos conselhos de saúde.

A presidenta do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Socorro, enfatizou que a campanha não é apenas para fortalecer os órgãos do SUS. “À medida que a gente põe a campanha na rua, nós estamos ampliando a pauta da saúde para toda sociedade. Queremos a participação do cidadão comum”, explica Socorro. Confira a fala da presidenta sobre a importância da participação dos cidadãos:

Conselhos de saúde – Os conselhos de Saúde têm como missão a deliberação, fiscalização, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde. Formados por entidades e movimentos sociais de usuários, prestadores de serviços, gestores e profissionais de saúde, os Conselhos são divididos em municipais, estaduais e nacional. Todos agregando cidadãos brasileiros em um esforço coletivo pela melhoria da nossa saúde e pela defesa e o aprimoramento do SUS. Procure o Conselho de Saúde de sua cidade ou acesse www.conselho.saude.gov.br e participe.

Informações: Blog da Saúde