O Melhor Amigo do Homem no Hospital

Desde criancinha os trabalhadores de saúde aprenderam que o ambiente hsopitalar deve ser imaculadamente limpo. O motivo nós já sabemos desde o Século XIX. As bactérias tem um caso de amor com a sujeira. O problema é que as vezes esse paradigma pode criar uma obsessão por limpeza imposto pelo processo de trabalho, o que cria dogmas e mitos.
Vejam que interessante essa notícia abaixo. Fiquei pensando no seguinte. Se fazemos uma aposta da visita aberta e, ao mesmo tempo, investimos pra valer nos direitos dos usuários, então, por que deixar de fora do hospital os animais de estimação que muitas vezes cumprem papel correlato aos seres humanos na vida das pessoas?
Hospital da PUC de Campinas implanta visita de cães terapeutas
RIO - A partir desta quinta-feira, o Hospital e Maternidade Celso Pierro, da PUC-Campinas, em parceria com a Art & Nic (centro de treinamento e formação de cães terapeutas) implantará o projeto Medicão na Enfermaria Pediátrica. Os pacientes receberão a visita de cães da raça golden retriever, a cada 15 dias, todas as quartas-feiras, das 15h às 16h30. A atividade faz parte do Projeto de Humanização do Hospital.
- O objetivo do encontro do animal com a criança ou adulto internado é de promover o bem-estar, melhorar a capacidade motora e auto-estima, diminuir a ansiedade e a quantidade de medicamentos, além de diminuir as tensões da equipe de trabalho - explica a infectologista da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Maria Fernanda Scudeler.
Segundo a infectologista, para garantir o sucesso do Projeto Medicão, os cães são cadastrados, possuem certificados de vacinas e vermifugação, renovados mensalmente.
- Há procedimentos realizados antes da visita, no dia e pós visita dos cães. Tudo isso para garantir a saúde das crianças, acompanhantes e profissionais - explica Maria Fernanda.
Notícia retirada de:
- Se logue ou se registre para poder enviar comentários










Comentários [4]
28/06/2009 20:10:07
LEGAL ESTE CONTÁGIO
Concordo plenamente com vocês . Temos que criar, recriar, incluir animais, este contágio contagiante de terapia alternativa. Isto que é fazer saúde com contágio contagiante de animais de estimação.
Cira/Apoiadora - Alegrete- RS
27/06/2009 21:58:34
medicão
Que fantástico poder fazer contágio com outros devires. Afetos quentes entre crianças, que aliás nos colocam explicitamente as experiências com o devir- animal, e bichinhos...
27/06/2009 07:42:08
Nova forma de pensar e fazer saúde
Erasmo e Soraia,
Concordo plenamente com vocês. O Fazer saúde
é complexo, o que impõe um pensar, um planejar e
um fazer criativo, dinãmico e inclusivo. E essa proposta
da inclusão de animais na terapia tem tudo a ver e deve
ser aderida, principalmente nos hospitais pediátricos.
Fiquei sabendo, há anos atrás, que num hospital pediático
em Recife, existe um lago com vários patinhos,
para contemplação das crianças. Achei fantástico!
Espero que, dentro da proposta de criação do Centro
Materno Infantil, em Teresina, que unificará a MDER e o HILP, um projeto arrojado, humano, resolutivo, buscando garantir todos os princípios preconizados pelo SUS/PNH, inclua também essa nova prática terapêutica com animais, a exemplo da nossa CEIR, que incorporou a utilização de cavalos no atendimento fisioterápico dos portadores de patologias neurológicas. Um belíssimo trabalho que vale à pena ser conhecido por todos vocês. Iremos defender isso nas
próximas discussões aqui nos eventos de saúde.
Um grande abraço!!!
Emília
26/06/2009 15:38:34
Saúde é muito mais....
Querido Eramos,
Acredito que realmente temos que pensar e proporcionar novas formas de produzir saúde. Muito bacana este projeto de humanização.
Soraya