Abertas vagas para seleção de 130 tutores para curso de aperfeiçoamento em apoio matricial

13 votos

esf_1.jpg

Fonte: Portal da Saúde – Departamento de Atenção Básica/MS

Até 4 de dezembro está aberta a inscrição, on-line, para os interessados em participar da seleção de tutores para o curso semipresencial de Apoio Matricial na Atenção Básica (AB), com ênfase nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), em nível de aperfeiçoamento. A duração estipulada é de sete (7) meses e carga horária de 180 horas, das quais 100h à distancia e 80h presenciais. Estão previstas 130 vagas para tutoria e 26 em regime de suplência, e o tutor titular terá direito a uma bolsa mensal de R$ 1.500,00.

Os objetivos principais do curso são dar apoio e ferramentas para implantar e implementar os NASF – conforme a política nacional -, contribuir para difundir e aprimorar as práticas de apoio matricial na atenção básica, fomentar intervenções contextualizadas nos territórios, formar 2600 alunos-multiplicadores, e mobilizar profissionais para o processo de qualificação da atenção básica.

O curso é uma iniciativa dos Departamentos de Gestão da Educação na Saúde (DEGES/SGTES/MS) e de Atenção Básica (DAB/SAS/MS) em parceria com a Coordenação de Educação à Distância (EAD/ENSP-Fiocruz) e a Coordenação Nacional de Curso, por meio da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.

Como participar

Conforme o edital divulgado em 13 de novembro pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) Sérgio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pode participar do processo o profissional de nível superior na área de saúde, ou áreas afins com especialização comprovada na saúde. Também se requer que tenha experiência docente/pedagógica no setor, seja hábil no uso de hardwares/softwares, e disponibilidade para participar das atividades presenciais e de tutoria à distância previstas no edital, e outras experiências desejáveis.

O interessado deve, inicialmente, fazer o pedido de inscrição on-line, preenchendo as fichas de cadastro e inscrição, com opção pela UF (Unidade Federativa) de sua residência (veja quadro de referencia no endereço: https://dab.saude.gov.br/portaldab/noticias.php?conteudo=_&cod=1845 ). O pedido é efetivado por meio do endereço virtual: https://dab.saude.gov.br/portaldab/noticias.php?conteudo=_&cod=1845HTTP://inscricao.ead.fiocruz.br/284.

Também é necessário enviar pelo Correio (ECT), para a caixa postal discriminada no edital, toda a documentação comprobatória exigida, dentro do prazo limite de 4 de dezembro junto com o comprovante de postagem.

Processo seletivo
Duas etapas compõem o processo seletivo. A primeira tem caráter eliminatório e classificatório, e é composta da verificação – por uma banca examinadora – do atendimento às exigências do edital, análise dos documentos apresentados, pontuação do currículo e da carta de intenção. Nela serão selecionados até 156 candidatos, afim de que sejam preenchidas as 130 vagas e a suplência de 26. O suplente só será convocado para a tutoria em caso de vacância do titular.

A segunda etapa tem viés eliminatório e classificatório e consiste na participação do candidato em duas Oficinas de Formação de Tutores (de 2 a 3 dias de duração) que vão ser realizadas entre fevereiro e maio de 2014, possivelmente na cidade do Rio de Janeiro.

Cumpridas todas as exigências, os participantes receberão certificado de Atualização em Formação Pedagógica em EAD, independentemente da classificação. Cada tutor deverá acompanhar, por meio eletrônico, telefone ou fax, até 20 (vinte) alunos.

Saiba Mais
Para fazer download e conhecer todo o conteúdo do edital:
https://www.ead.fiocruz.br/_downloads/edital1934v1.pdf

Para obter informações adicionais:
[email protected]