Grupo de Prevenção de Quedas do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo

11 votos

logo-hu.pngPesquisas demográficas indicam que o aumento da população de idosos nos países em desenvolvimento é fator relevante para as sociedades. Os países europeus passaram pelo fenômeno de envelhecimento de forma gradativa tendo tempo para se preparar, o que era privilégio para alguns poucos países passou a ser uma experiência de um número crescente de pessoas em todo o mundo. O Brasil experimenta essa experiência como um fenômeno e dados estatísticos apontam que até 2025 seremos a 6ª população de idosos do mundo em termos absolutos, com uma população de 32.000.000 de idosos.

O IBGE de 2011 destaca a região sudeste com 23,5 milhões de pessoas idosas, sendo a maior concentração no Estado de São Paulo 5,4 milhões.
Se por um lado o envelhecimento das sociedades é um motivo de celebração, por outro lado apresenta desafios uma vez que requer abordagens inovadoras, na previdência social, nas condições de vida, nas relações intergeracionais e nos cuidados a saúde.

Um evento significativo na saúde do idoso é a ocorrência de quedas, e está entre as principais causas  de mortalidade, morbidade e perdas de funcionalidade. 

30% dos idosos que vivem em comunidade caem ao ano e 50% voltam a cair no ano subsequente. 70% dos casos de quedas ocorrem dentro de casa. O evento ocorre em ambos os sexos e nos diferentes grupos raciais. 

No Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU-USP) em 2010 foi criado o Grupo Multiprofissional de Prevenção de Quedas no Idoso e faz parte da equipe, médico, enfermeira, educador físico, farmacêutico, nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga, assistente social, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional.

A formação deste trabalho ocorreu a partir da participação do Dr. Egidio L. em um treinamento realizado na Yale University School of Medicine (EUA), nessa universidade existe um importante grupo de prevenção de quedas. Conhecer o trabalho ali desenvolvido e como eles abordavam os fatores de risco de queda foi fundamental para a realização do grupo de prevenção de quedas no HU-USP.

O objetivo do grupo de prevenção de quedas é reduzir o número de quedas na população de pessoas idosas, oferecendo atenção à saúde e manutenção da dignidade. Oferecemos campo de ensino e pesquisa para as diferentes áreas de atuação no grupo.

Realizamos avaliações, identificando os fatores de risco que levam o idoso a quedas propondo intervenções. Os pacientes são triados, a partir de consultas ambulatoriais e busca ativa nas enfermarias das Clínicas Médica e Cirúrgica. As assistentes sociais realizam busca ativa no Pronto Atendimento.

Na primeira consulta o paciente é avaliado pelo médico, enfermeiro, nutricionista, farmacêutico e fisioterapeuta, são aplicados os questionários e realizado os testes. São oferecidas orientações individuais ou em grupo, se necessário é realizada alteração no plano medicamentoso, é passada orientação para acompanhamento de exercício específico, modificação ambiental, comportamental e nutricional. Oferecemos folders, CDs ou DVDs.  

De acordo com as alterações apresentadas esses pacientes são encaminhados para posterior consulta com assistente social, psicóloga, fonoterapeuta, educador físico, terapeuta ocupacional ou médico especialista.

Realizamos consultas por telefone para avaliar adesão às orientações propostas e novos episódios de quedas, essas consultas são realizada após 15, 45 dias, 6 meses e um ano da primeira consulta. No primeiro atendimento é agendado retorno para 3 meses ou antes conforme necessário.

Todos os dados coletados servem para divulgação em trabalhos científicos e apresentação em congressos. O paciente ou seu cuidador assina o termo de consentimento, autorizando os profissionais a realizarem a avaliação.

Nesses três anos do GPQ temos realizado atividades educativas e motivacionais aos pacientes idosos, destacando-se:

 Encontro Mensal da 3ª Idade – acontece às segundas feiras (a segunda do mês). Filmes e palestras!!!!
 Site: www.hu.usp.br/grupodeprevençãodequedas.
 Workshop para Cuidadores de Idosos – Com o Objetivo de orientar os cuidadores quanto à identificação e prevenção de riscos vivenciados por idosos.
 Confraternização de Final de Ano.
 Praça do Idoso – Criação e implantação do projeto (Dr. Egídio).
 Dia mundial de prevenção de quedas – há 03 anos, com diferentes temas. 

Com apresentação de teatro e atividades lúdicas. Leva em consideração a “Atenção, a Memória e o Bem Estar dos idosos”.

"Casa Modelo"                                             "Oficina de Atenção"

casa_modelo.jpg  oficina_de_atencao.jpg

"Oficina de Memória"                         "Oficina de Educação Física"

oficina_de_memoria.jpg  oficina_de_educacao_fisica.jpg

"Oficina de Mobilidade Física"                         "Oficina de Nutrição"

oficina_de_mobilidade_fisica.jpg  oficina_de_nutricao.jpg

"Praça do Idoso"

praca_do_idoso.jpg  praca_do_idoso_1.jpg

praca_do_idoso_2.png  praca_do_idoso_3.png

Por: Enfa. Márcia de Souza Campos e Dr. Egidio Lima Dorea