I Oficina de curadores da IV Mostra de experiências da Atenção Básica/Saúde da Família

16 votos

 

Aconteceu em Brasília, nos dias 16 e 17 de agosto a I oficina de curadores da IV mostra de experiências em Atenção Básica/Saúde da Família. O evento foi organizado pelo Departamento de Atenção Básica (SAS/Ministério da Saúde).

Depois de duas oficinas com os coordenadores da curadoria preparando esse momento, vimos nesse encontro a expressão de um movimento especial de invenção de novos modos de produzir conhecimento, cuidado e transformação em saúde.

Reuniram-se 100 curadores voluntários, 20 coordenadores de curadoria, facilitadores da Comunidade de Práticas e colaboradores do DAB envolvidos na organização da Mostra de 2014, que pretende "amostrar" as potências e desafios da Atenção Básica brasileira a partir da socialização de experiências de seus trabalhadores. 

Nesse encontro, produzimos um novo jeito de produzir um evento, uma metodologia em construção para criarmos modos mais inventivos de produzir saberes e sabores sobre o que se dá no cotidiano e na diversidade da nossa atenção básica. Produzimos aquilo que já sabemos fazer: Apresentações, Plenárias, grupos de trabalho, rodas de conversa (contando com a participação no nosso convidado especial Ricardo Teixeira). Produzimos também aquilo que experimentamos contra-hegemonicamente: Cirandas, dramatizações, sarais, varal de expectativas, ENCONTROS!

Esse grupo de trabalhadores da Atenção Básica distribuiídos Brasil a fora – nossos curadores – estão construindo aquilo que consideramos inédito: Uma experiência colaborativa de fomento à inteligência coletiva para a construção de um grande evento em saúde e para além dele. São pessoas que estarão disponíveis para acompanhar os relatos de experiências inscritos na Comunidade de Práticas para a IV Mostra. Esse acompanhamento, será um por-se ao lado do outro para estabelecer trocas e qualificar os relatos dos inscritos que solicitarem esse apoio. Com isso, esperamos iniciar um processo de trocas de experiências que antecede e extrapola o evento em si, uma troca entre pares e entre experiências…

 

Parabéns a todos os participantes desse encontro tão potente! Que venham outros tantos!

Quer participar desse processo? Cadastre-se na Comunidade de Práticas!

www.atencaobasica.org.br

Inscreva seu relato! Participe da nossa IV Mostra de experiências em Atenção Básica/Saúde da Família!

Maiores informações: https://www.mostrasaude.net/