Discutindo Clínica Ampliada em Alagoas!

16 votos

 

 

Uma roda contagiante, bonita e repleta de potencialidades que se fizeram presentes em diferentes falas. Assim foi a Roda de Conversas sobre Clínica Ampliada, que aconteceu junto à reunião mensal da CTH/SUS/Alagoas, no auditório da Escola Municipal de Governo e Gestão Pública da Prefeitura Municipal de Maceió na última sexta-feira, 19/07/2013, tendo os consultores do Ministério da Saúde Cátia Paranhos, Rose Delgado e Sérgio Aragaki como facilitadores.

Na oportunidade, após uma breve rodada de apresentações dos participantes, Sérgio Aragaki realizou uma fala acerca da PNH, seu método, princípios, diretrizes e dispositivos. Em seguida, trabalhadores e gestores relataram suas experiências e desafios no SUS, associando-os à Clínica Ampliada e à PNH como um todo. Essa relação teoria-prática, capaz de “reencantar o concreto” do trabalho em saúde, foi visível, por exemplo, nas falas de profissionais que compõem as equipes dos Consultórios na Rua de Maceió, ao expressarem a necessidade de um olhar diferenciado e amplo no cuidado com o usuário, bem como a importância fundamental de um trabalho contínuo com a equipe de trabalhadores, com vistas à produção de mais saúde para todos os envolvidos no processo. Outra experiência que me chamou atenção e que foi relatada na Roda foi a de trabalhadores que lidam diretamente com a população indígena de Alagoas. Enfatizaram, entre outras coisas, a preocupação que têm com a forma como abordam e trabalham com tal população no sentido de promoverem de fato a inclusão desses grupos, através de diálogos possíveis com os mesmos, respeitando suas formas de pensar, sentir e agir. Além dessas representações, participaram do momento também gestores e trabalhadores da SESAU, SMS/Maceió, SMS/Pilar, Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), UFAL, dentre outros.

Durante todo o tempo de duração da roda de conversa, o grupo se mostrou envolvido com as questões discutidas, deixando claro o sentido que aquela discussão estava fazendo e provando que a PNH estava se materializando ali, em ato, a partir dos afetos e implicações de cada um dos presentes com a dimensão do trabalho que realizam.  Cátia Paranhos ressaltou a importância de espaços de debate sobre o trabalho como possibilidade de fortalecimento das relações, ampliação da comunicação e diminuição do sofrimento vivenciado por gestores e trabalhadores, que muitas vezes advém da sensação de isolamento. Rose Delgado, por sua vez, lembrou que a diversidade de instituições e serviços de saúde presentes na Roda fazia dela um espaço possível e real para a articulação de redes de saúde. Ao final do evento, Sérgio Aragaki fez uma retomada de diversas questões trazidas pelo grupo naquela manhã, ressaltando a riqueza das multiplicidades apresentadas. Logo após, o grupo fez uma avaliação do evento e, de um modo geral, considerou-o como tendo sido bastante produtivo.

O evento é fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), a Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) e a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS/Maceió) e já é a quarta roda de conversas desse ciclo proposto, tendo sido a primeira sobre a diretriz Cogestão, a segunda sobre Ambiência e a terceira sobre Acolhimento e Classificação de Risco.