Formação Estadual VER-SUS Inverno 2013 – Rio Grande do Sul

11 votos

Aconteceu neste fim de semana, de 28 a 30 de Junho, a Formação Estadual de Facilitadores para o Projeto VER-SUS Inverno 2013, que acontecerá nos próximos meses em diversas cidades do Brasil. 

Material - Formação Estadual VER-SUS Inverno 2013

 

O VER-SUS (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde) é um Projeto que leva estudantes (não apenas da área da Saúde) para vivenciar a realidade do Sistema Único de Saúde naquele município ou região, através de visitas às unidades de saúde e demais serviços; e a partir disso, em algum momento criar discussões sobre o que foi vivenciado, como poderíamos buscar soluções para o que não está bom – não apontando apenas os pontos negativos, mas sim pensar em estratégias de como nós, futuros profissionais do SUS, estaríamos lidando com aquela situação, apontar os pontos positivos e destacar ideias bacanas e que é possível implantar em outros lugares, melhorando o serviço.

 

No encontro, os prováveis "Facilitadores" da edição de Inverno do VER-SUS 2013 promoveram a troca entre as diferentes experiências, os anseios e as dúvidas que adquiriram seja participando como Vivente, seja estando junto da Comissão Organizadora Local das suas cidades e regiões, onde o VER-SUS ocorrerá nestes próximos meses.

Roda de discussão e troca de experiências locais/regionais.

 

Durante as Rodas de Conversa foi possível ter uma visão de como está sendo preparado o VER-SUS nas demais regiões do Estado, as dificuldades encontradas, os pontos positivos e negativos da experiência e pactuar o que poderia ser remodelado para que o Projeto aconteça com uma maior qualidade em prol dos Viventes.

 

O Evento aconteceu em Porto Alegre, nas dependências do CEFAT – Centro de Formação de Aperfeiçoamento da CEEE e após a sua realização, cada um colocou no tecido o que a Formação Estadual do VER-SUS provocou em sí, O que ela despertou em você? E assim diversas ideias e lindas expressões foram criadas, formando uma Colcha de Retalhos da Formação Estadual do VER-SUS Inverno 2013. 

É claro que o Evento não poderia ter sido encerrado de outra forma, se não com um Abraço Coletivo, típico entre os Versusianos de plantão,  transbordando e trocando afetividades com os demais colegas que também querem um SUS melhor, que querem estar fazendo a diferença nele…Uma experiência incrível! AbraSUS à todos! 🙂