II Congresso Internacional de Saúde Mental em Irati – Paraná

13 votos

Tall Painting by Holton Rower 

https://highlike.org/video/holton-rower/

 

 

 

O II Congresso Internacional de Saúde Mental, VI CONPSUL e I Mostra de Práticas em Atenção Psicossocial é promovido pelo Departamento de Psicologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Campus Irati-PR. Nesta edição, apresenta como tema “Atenção psicossocial e Práticas Clinico-Politicas”. A proposta é discutir questões relevantes e desafios atuais no contexto da reestruturação da atenção em saúde mental, colocando em análise as reverberações desse processo em nível local e internacional. Entre os pontos de discussão, trataremos da questão da avaliação de serviços e ações em saúde mental; psicopatologia e processos de subjetivação; redes de atenção e intersetorialidade; a clínica nos serviços substitutivos; desinstitucionalização e políticas públicas; aspectos históricos da saúde mental. O congresso visa, ainda, reunir diferentes atores e instituições, no âmbito da pesquisa, intervenção profissional (gestão e atenção) e controle social, possibilitando um diálogo múltiplo, interdisciplinar e intersetorial.

 

 Conferência de Abertura:

Panorama internacional da Reforma Psiquiátrica: avanços e desafios em um presente incerto.

 Conferencista: MANUEL DESVIAT – Médico Psiquiatra, Servicios de Salud Mental, Hospital Universitario La Paz. Madrid, España. Foi presidente da Associação Espanhola de Neuropsiquiatria (1997-1993), período no qual fundou e editou as revistas Psiquiatria Pública e Revista da Associação Espanhola de Neuropsiquiatria. Personagem fundamental no processo de reestruturação da assistência em saúde mental na Espanha.

 

Convidados confirmados para o congresso (conferências, mesas redonda ou mini-cursos):

 Magda Dimenstein (Psicóloga. Doutora em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria-UFRJ. Professora Titular da UFRN);

 Simone M. Paulon (Psicóloga. Doutora em Psicologia Clínica – PUC/SP. Professora do Instituto de Psicologia da UFRGS e consultora da Política Nacional de Humanização);

 Florianita Coelho Braga Campos (Psicóloga, Doutora em Saúde Coletiva-UNICAMP. Professora da UNIFESP/Campus Baixada Santista);

 Omar Alejandro Bravo (Psicólogo. Doutor em Psicologia – Universidade de Brasília. Professor na Universidad Icesi, Cali – Colômbia);

 Marcelo Kimati Dias (Psiquiatra, Doutor em Ciências Sociais, Diretor do Departamento de redes de atenção da Sec. Municipal de Saúde de Curitiba e Professor do Curso de Medicina da PUC-PR).

 Lilian Miranda (Psicóloga. Pós-doutora-ENSP/FIOCRUZ. Professora da UFRRJ);

 Maria Lúcia Boarini (Psicóloga. Doutora em Psicologia – USP. Professora da UEM/PR);

 Yonissa Marmitt Wadi (Graduada em Estudos Sociais. Doutora em História – PUC/SP. Professora na UNIOESTE/PR);

 Gustavo Nunes de Oliveira (Médico. Mestre e Doutor em Saúde Coletiva pelo Departamento de Medicina Preventiva e Social da FCM/UNICAMP. Professor do Dep. de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília. Coordenador da Política Nacional de Humanização-PNH).

 Thaise Liara da Silva (Enfermeira. Professora do Departamento de Enfermagem  UNICENTRO).

 

 Leda Mariza Fischer Bernardino (Associação Psicanalítica de Curitiba-APC).

 Dayse Stoklos Malucelli (Associação Psicanalítica de Curitiba-APC).

 João Batista Martins (Doutor em Educação – UFSCAR; Pós doutor em educação pela Universidade de Brasília. Professor da UEL).

 Cecília de Castro e Marques (Psicóloga. Especialista em Psicologia Clínica – UFRGS. Mestre em Psicologia Social e Institucional – UFRGS. Consultora da Política Nacional de Humanização).

 

 

https://eventos.unicentro.br/cis2013/index.php?menu=2

https://eventos.unicentro.br/cis2013/index.php