ESCOLA DE GOVERNO DO MARANHÃO/EGMA INCLUE A HUMANIZAÇÃO NA PROGRAMAÇÃO DO MÊS DE ABRIL DE 2013

13 votos

A Escola de Governo do Maranhão / EGMA é uma instituição governamental, constituída como Superintendência integrante da estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência – SEGEP. Foi criada no contexto da Reforma Administrativa do Estado, através da Lei nº. 7.356 de 29/12/1998. A base para sua reorganização, fundamenta-se no Decreto nº. 25.356 de 20/05/2009. Estabelecendo articulação sistêmica com Órgãos da Administração Direta/Indireta, Autárquica e Fundacional através da Rede Estadual de Agentes de Capacitação dos Servidores Públicos Estaduais. O modelo de concepção da EGMA está sustentado pela definição clara da sua razão de existir, pelos seus valores claramente definidos e pela sua visão de futuro enquanto órgão que prescinde de sustentabilidade para assegurar capacidade às instituições públicas estaduais, no tocante ao aprimoramento das suas competências essenciais, técnicas e comportamentais, com vistas a gerar resultados que impactem na qualidade de vida da sociedade (texto transcrito da EGMA).

A programação do mês de abril oferece 15 cursos de qualificação e aperfeiçoamento aos gestores e  trabalhadores das instituições estaduais, o terceiro que está sendo ministrado é a Humanização no Atendimento de Saúde, com a facilitadora Marcela Diniz Mendonça.

A assistente social Sílvia Leite foi convidada para no dia 12/04 relatar sua experiência com as rodas e demais atividades desenvolvidas no  Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura (com os REEDUCANDOS), no Hospital e Maternidade Marly Sarney/HMMS. 

A Política Nacional de Humanização/PNH foi discutida e apresentados os princípios, método, diretrizes e dispositivos, citado a importância do trabalho da consultora Luciana Mesquita, a importância  dos seminários regionais de humanização a exemplo do nordeste I e II realizado na cidade de Natal-RN em 2012, sendo mostradas as fotos deste evento. Estão no curso coordenadora e trabalhadoras/colaboradoras do HMMS – Lucimar de Jesus, Nazaré Teixeira e Rosilda Silva.