ESCOLA DE GOVERNO DO MARANHÃO/EGMA INCLUE A HUMANIZAÇÃO NA PROGRAMAÇÃO DO MÊS DE ABRIL DE 2013


13votos

ESCOLA DE GOVERNO DO MARANHÃO/EGMA INCLUE A HUMANIZAÇÃO NA PROGRAMAÇÃO DO MÊS DE ABRIL DE 2013

Silvia Leite - Assistente Social is offline

A Escola de Governo do Maranhão / EGMA é uma instituição governamental, constituída como Superintendência integrante da estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência - SEGEP. Foi criada no contexto da Reforma Administrativa do Estado, através da Lei nº. 7.356 de 29/12/1998. A base para sua reorganização, fundamenta-se no Decreto nº. 25.356 de 20/05/2009. Estabelecendo articulação sistêmica com Órgãos da Administração Direta/Indireta, Autárquica e Fundacional através da Rede Estadual de Agentes de Capacitação dos Servidores Públicos Estaduais. O modelo de concepção da EGMA está sustentado pela definição clara da sua razão de existir, pelos seus valores claramente definidos e pela sua visão de futuro enquanto órgão que prescinde de sustentabilidade para assegurar capacidade às instituições públicas estaduais, no tocante ao aprimoramento das suas competências essenciais, técnicas e comportamentais, com vistas a gerar resultados que impactem na qualidade de vida da sociedade (texto transcrito da EGMA).

A programação do mês de abril oferece 15 cursos de qualificação e aperfeiçoamento aos gestores e  trabalhadores das instituições estaduais, o terceiro que está sendo ministrado é a Humanização no Atendimento de Saúde, com a facilitadora Marcela Diniz Mendonça.

A assistente social Sílvia Leite foi convidada para no dia 12/04 relatar sua experiência com as rodas e demais atividades desenvolvidas no  Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura (com os REEDUCANDOS), no Hospital e Maternidade Marly Sarney/HMMS. 

A Política Nacional de Humanização/PNH foi discutida e apresentados os princípios, método, diretrizes e dispositivos, citado a importância do trabalho da consultora Luciana Mesquita, a importância  dos seminários regionais de humanização a exemplo do nordeste I e II realizado na cidade de Natal-RN em 2012, sendo mostradas as fotos deste evento. Estão no curso coordenadora e trabalhadoras/colaboradoras do HMMS - Lucimar de Jesus, Nazaré Teixeira e Rosilda Silva. 

   

                                     

 

                      

 

 0 COMENTÁRIOS

Últimos posts promovidos


Maria Luiza Carrilho Sardenberg is offline
2votos

Oficina de Escrita e Imagem da Secão Técnica de Psicologia do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo

A Seção Técnica de Psicologia do Adulto do Hospital do Servidor Público Municipal convida para a exibição do filme TARJA BRANCA, de Cacau Rhoden, seguida de roda de conversa. A iniciativa acontece no bojo das atividades da Oficina de Escrita e Imagem que apresenta os trabalhos produzidos por pacientes durante seu tempo de funcionamento desde a década de noventa.

Últimos posts comentados


Anderson Luís Pires Silveira is offline
0votos

Pela Humanização da Medicina

“A medicina não é apenas uma ciência, mas também a arte de deixar a nossa individualidade interagir com a individualidade do paciente”. Tais palavras de Albert Schweitzer – teólogo, músico, filósofo, e médico alemão – fazem com que reflitamos a respeito da relação médico/paciente na atualidade. Essa reflexão se faz necessária para que possamos lutar juntos, de maneira mais efetiva, pela humanização da medicina. Acredito que um médico competente nasce, quando um indivíduo, com o intuito de ser um agente de transformação social, decide escolher a carreira médica como profissão.