EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE APROXIMANDO PESSOAS E CONSTRUINDO COLETIVOS

14 votos

 

No dia 10 de abril de 2013 reuniu-se a Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES) da 4ª. CRS, Santa Maria-RS, aproximando trabalhadores de saúde de alguns municípios de nossa região, acadêmicos organizadores da vivência do VER-SUS e instituições de ensino para mais um encontro mensal de integração entre Educação Permanente e Serviços de Saúde.

As 3 horas de reunião foram poucas para as discussões e trocas de experiências. Iniciamos conversando/discutindo um artigo do Prof. Ricardo Ceccim (UFRGS), intitulado Educação Permanente em Saúde: desafio ambicioso e necessário, para subsidiar a conversa. Em meio a discussão, tomamos por base o conceito trazido pelo autor para pensar sobre Educação Permanente: “(…) processo educativo que coloca o cotidiano do trabalho – ou da formação – em saúde em análise, que se permeabiliza pelas relações concretas que operam realidades e que possibilita construir espaços coletivos para reflexão e avaliação de sentido dos atos produzidos no cotidiano” (CECCIM, 2005).

Tendo em vista a proposta de Ceccim de entender a educação permanente enquanto ferramenta para “construir espaços coletivos” de avaliação e análise de nosso processo de trabalho, o município de Pinhal Grande (um dos 32 municípios que compõem as duas regiões de saúde de abrangência administrativa da 4ª. CRS) apresentou seu projeto de NUMESC (Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva). Sandra Karsten, uma das coordenadoras do NUMESC, apresentou todo o processo de construção e formação da equipe e das reuniões que culminaram na institucionalização (agora formalmente) do núcleo. Relatou dificuldades iniciais, resistências e a mudança que gradualmente foi se delineando ao se formar esse coletivo de colegas implicados em discutir os processos de atenção e gestão em saúde.

A coordenação da CIES, em nome da equipe diretiva da 4ª. CRS, parabeniza a Secretaria de Saúde de Pinhal Grande e a atual gestão por mais essa iniciativa no sentido de qualificação e humanização do trabalho em saúde!

Para finalizar, os acadêmicos da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus Santiago – RS apresentaram o projeto de vivências e estágio na realidade do SUS – VER-SUS edição inverno 2013, destacando a intersetorialidade e a saúde das minorias enquanto foco dessa edição. Também os estudantes da Universidade Federal de Santa Maria apresentaram sua proposta de VER-SUS, propondo visitas entre serviços do SUS e da Assistência Social (SUAS), pensando nas articulações em rede.

Antes de encerrar, realizamos uma avaliação da reunião e os participantes destacaram que as reuniões têm possibilitado aproximações e trocas, entremeadas por discussões sobre nossos processos cotidianos de gestão e produção de saúde. Mas, para, além disso, tem servido de momento de parada, retomada de fôlego e troca entre colegas! Esperamos que cada vez mais se fortaleça este coletivo.

A 4ª. CRS agradece a presença e participação de todos!

Um forte abraço,

DIOGO FARIA CORRÊA DA COSTA
Psicólogo CRP-07/13414
Coord. Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES)
Coord. Núcleo Regional de Educação em Saúde Coletiva (NURESC)
4a. Coordenadoria Regional de Saúde – Santa Maria – RS