Painel de debates no 3o. Seminário Sudeste de Humanização: redes, acesso e produção de conhecimento

18 votos

Na tarde de ontem, 04/03, durante o 3o. Seminário Sudeste de Humanização, aconteceu o Painel de debates – HumanizAÇÃO: acesso, redes, democracia institucional e produção de conhecimento; perspectivas! – com Eduardo Passos e Maria Elisabeth de Barros.

Eduardo Passos trouxe uma contextualização da Política de Humanização, chamando atenção para pensarmos que a humanização é mais antiga que a PNH e estava presente com o acumulo da história do SUS. "Sempre trabalhamos com algo que já esta lá, sempre houve um sus que da certo". E aponta a necessidade de encontrarmos o germe na experiência que ja existe pra a partir disso produzir, no que ja estava sendo feito. E lembra que a PNH tem princípios metodológicos, que não rivalizam com os princípios lógicos do SUS, pelo contrario, a PNH valoriza o como fazer valer os princípios do SUS. Indica que a proposta metodológica da PNH é a valorização concreta do SUS que da certo, buscando na corresponsabilidade dos atores envolvidos a construção de metas. Isso é fazer valer o principio da inclusão, da tríplice inclusão.

Baixe o audio das falas – E. Passos, E. Barros e Roda de discussão.

Ele também falou dos princípios e diretrizes da PNH, indicando o contexto social e do Ministério da Saúde no ano de 2003, quando a Política foi pensada e escrita, pensando um movimento de enfrentamento às praticas autoritárias e ao modelo hospitalicêntrico, centrado no medico e no hospital. PNH enquanto aposta em sistema sem centro: sair de um sistema com centro para um lugar onde o "nós" ocupa o centro, os "nós" da rede. 

Beth Barros falou sobre a produção do conhecimento do ponto de vista da atividade, a constituição de um gênero pesquisador na humanização em saúde. E também discutiu a necessidade de estar no campo de pesquisa em saúde e partir do que já existe, pois há memória, há experiências exitosas! Precisamos intervir para conhecer, transformar para conhecer, afirmando o primado da experiência.