Programa Diagnóstico Amigo da Criança do Instituto da Criança do HCFMUSP


13votos

Programa Diagnóstico Amigo da Criança do Instituto da Criança do HCFMUSP

Rede Humaniza FMUSP-HC is offline

Mais raciocínio clínico, menos exames complementares

Preocupado com o impacto negativo dos procedimentos diagnósticos para a criança, um grupo de médicos e enfermeiras do Instituto da Criança HC FMUSP, apoiado por especialistas da Faculdade de Direito da mesma Universidade, acaba de implantar o “Programa Diagnóstico Amigo da Criança”, que tem por objetivo racionalizar o emprego dos métodos diagnósticos imagenológicos, laboratoriais e funcionais na prática pediátrica, para que tragam o máximo de benefícios, o mínimo de riscos atuais e futuros e que poupem a criança e o adolescente de sofrimento físico e agravos psicológicos evitáveis. O Programa se apoia em 3 grandes pilares:

  • Utilização do menor volume possível de sangue nas análises laboratoriais, o que implica no estabelecimento de micrométodos para o maior número possível de análises.
  • Escolha de métodos imagenológicos que utilizem doses mais baixas de radiação ionizante, ou que não usem radiação ionizante.
  • Redução das indicações de anestesia ou mesmo de sedação em pré-escolares, escolares e adolescentes a serem submetidos a exames imagenológicos ou funcionais complexos.

Micrométodos - Foto Andre Vitor Martins

Foto: Micrométodos - Foto de Andre Vitor Martins

Foto: Instalações - Foto de Luides dos Santos

Foto: Pletismografia - Foto de Luides dos Santos

O Programa prevê ainda a criação do “Cartão Amigo da Criança” que reunirá de forma digital e acessível aos profissionais da saúde, as informações dos exames complementares do paciente, facilitando o diagnóstico e o tratamento, assim como a realização de exames desnecessários ou excessivos.

Recursos do Centro Diagnóstico do ICr

O Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do Instituto da Criança – SADT dispõe de completa infraestrutura para a realização dos exames de seus pacientes. O novo Tomógrafo Multislice de 64 canais que reduz em torno de 70% a exposição das crianças à radiação, foi instalado em uma sala humanizada e ambientada, no teto há pintura com imagens de céu e nuvens e monitor que projeta filmes infantis enquanto o exame é realizado, o que faz com que a criança se mantenha calma, muitas vezes não necessitando de sedação, ou anestesia. Dispõe também de Laboratório Clínico com micrométodos.

Foto: Sala ambiente, Tomografia Multislice 64 canais - Foto de Luides dos Santos

Outros exames disponíveis:

  • Ecocardiografia
  • Eletrocardiografia
  • BERA (Exame do Potencial Evocado
  • Auditivo do Tronco Encefálico)
  • Otoemissões acústicas
  • Eletroencefalografia
  • Polissonografia
  • Ultrassonografia
  • Exames radiológicos convencionais
  • Testes de função pulmonar (espirometria, oscilometria e pletismografia, incluindo para neonatos e lactentes)
  • Phmetria de esôfago
  • Testes cutâneos de hipersensibilidade imediata (testes alérgicos) e de hipersensibilidade tardia
  • Teste de liberação de GH (hormônio de crescimento)
  • Endoscopia (digestiva e broncoscopia)

Agilidade na consulta dos resultados de exames

O médico, o paciente e/ou responsável pode verificar com segurança o resultado dos exames
solicitados diretamente de casa e do consultório médico, por meio do Portal do Paciente do
Instituto da Criança. Basta acessar o link abaixo e, se necessário, cadastrar o seu login e senha. https://sigma.icr.usp.br/PACIENTE  (adicione aos seus ‘Favoritos’ e/ou Bookmarks)

Foto: Sala de comando - Tomografia - Foto de Luides dos Santos

Responsável pelo Programa Diagnóstico Amigo da Criança: Profª. Dra. Magda Maria Sales Carneiro-Sampaio.

 0 COMENTÁRIOS

Últimos posts promovidos


luzia Malta is offline
8votos

Alagoas elaborará o I Plano Estadual da Humanização da Saúde de Alagoas

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas através da Cãmara Técnica de Humanização do SUS de Alagoas estão elaborando o I Plano Estadual da Humanização da Saúde de Alagoas, a iniciativa surgiu da deliberação do IV Seminário Estadual da Humanização da saúde realizado em setembro de 2015.

Últimos posts comentados


Caroline Cavalheiro de Menezes is offline
3votos

Psicologia Hospitalar (Psicologia FISMA - Noturno 4º semestre)

A psicologia ao ser inserida no hospital reviu seus próprios postulados adquirindo conceitos e questionamentos que fizeram dela um novo escoramento na busca da compreensão da existência humana. Assim, não se pensa num curso de graduação de psicologia onde questões como morte, saúde pública, hospitalização e outros temas, não tenham prioridade ou não sejam exigidas como necessárias para a formação do psicólogo (ANGERAMI-CAMON, 1995).

Despersonalização do paciente