Centro de Saúde do Idoso – Acolhimento estruturando a rede de atenção ao idoso de Blumenau

10 votos

O Centro de Saúde do Idoso (CSI) da tem como missão, acolher o idoso e sua família de forma integral e qualificada. Promover saúde, prevenir doenças e potencializar as funcionalidades através de ações interdisciplinares visando melhorar a qualidade de vida do idoso.

O CSI utiliza como processos de trabalho as estratégias de matriciamento, reabilitação e regulação, em que considera cada um, como processos viabilizadores do trabalho de maneira eficiente e eficaz.
 Matriciamento: propicia a integralidade das ações junto as Unidades de Saúde.
 Reabilitação: promove ações voltadas para o paciente e seus familiares de forma interdisciplinar.
 Regulação: orienta e monitora os fluxos assistenciais.
O Matriciamento é um arranjo de gestão que possibilita um apoio técnico às unidades e aos profissionais de saúde. Busca garantir a estas equipes maior suporte quanto à responsabilização do processo de assistência, garantindo assim, a integralidade da atenção em todo sistema de saúde.
A Reabilitação tem como principio a atuação multiprofissional e interdisciplinar nas áreas da medicina, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, nutrição, assistência social, odontologia e educação física é promovida a partir do planejamento de intervenções conforme as necessidades diagnosticadas. Sendo garantido esse principio e a qualidade das ações ao formulamos em conjunto o Plano terapêutico Singular.
O PTS contém quatro momentos:
1) Diagnóstico: deverá conter uma avaliação clínica, que possibilite uma conclusão a respeito dos riscos e da vulnerabilidade do usuário. Deve tentar captar como o paciente se produz diante de forças como as doenças, os desejos e os interesses, assim como também o trabalho, a cultura, a família e a rede social;
2) Definição de metas: uma vez que a equipe fez os diagnósticos, ela faz propostas de curto, médio e longo prazo, que serão negociadas com o paciente, pelo profissional de referência do mesmo;
3) Divisão de responsabilidades: é importante definir as tarefas de cada um dos profissionais com clareza;
4)  Reavaliação: momento em que se discutirá a evolução e se farão as devidas correções de rumo.
O Centro de Saúde do idoso busca na utilização de múltiplas ferramentas de gestão e administrativas para viabilizar a organização da Rede de Atenção Integral a Saúde do Idoso e minimizar as potenciais falhas dessa rede. Ao planejar a estruturação dessa rede de atenção entendemos que a Unidade básica de Saúde deve ser a ordenadora e ponto central da assistência, porem nesse momento inicial o CSI assume um papel de disseminador e organizador dessa politica.

Mario Kato

Médico Geriatra