ACOLHIMENTO COMO DISPOSITIVO DE HUMANIZAÇÃO: UTILIZANDO A ESCUTA QUALIFICADA E (RE)ORGANIZANDO O PROC. DE TRABALHO BeneditoNovo

10 votos

A Estrutura da Saúde da Família – Centro do município de Benedito Novo apresentava problemas como reclamações por parte dos usuários quanto ao atendimento, filas de espera de mais de um mês para consultas, dificuldade de acesso aos serviços, desmotivação e despreparo por parte dos profissionais para realizar escuta qualificada. Como tentativa de melhorar o panorama foram realizadas primeiramente reuniões com educação em saúde onde se abordou o acolhimento à demanda espontânea através da escuta qualificada, humanização do atendimento, rodas de conversa com os profissionais, importância do trabalho em equipe e reorganização do processo de trabalho.

Como resultado, não há mais filas de madrugada em frente à unidade, casos agudos e vulneráveis tem atendimento prioritário, a agenda médica está organizada com espaço para consultas de encaixe, diminuiu-se o período de espera para consultas agendadas, a equipe está motivada e melhor preparada para realizar acolhimento e escuta qualificada.

Tais ações fizeram surgir relatos de contentamento por parte da população, o que fortaleceu o vínculo e aumentou o grau de satisfação dos usuários e da equipe. As mudanças realizadas até o momento foram bem aceitas pela população e pela equipe, e está reconhecido o processo de humanização na qual aumentou a possibilidade de detecção das reais necessidades dos usuários e da adesão destes às propostas de ampliação e acesso.

Alexandra Guidarini Stortti (enfermeira)
Juzeli Angela Da Cunha Lemes (Enfermeira)
Fernanda Valcanaia (Técnica Enfermagem)