GRUPO DE APOIO A PESSOAS COM SOBREPESO E OBESIDADE NAS ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA

11 votos

Sendo a obesidade um dos fatores de risco mais importantes para as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), e compreendida como um agravo de caráter multifatorial, verificou-se a importância de criar um grupo de apoio a pessoas com sobrepeso e obesidade utilizando a atenção básica como um espaço privilegiado a fim de realizar essas ações de educação em saúde.

OBJETIVOS: Auxiliar os indivíduos com sobrepeso e obesidade reduzir sua massa corporal gradativamente, prevenir ou controlar as comorbidades, promover a autonomia de escolha, o senso crítico e a corresponsabilização através de orientação nutricional, incentivo aos hábitos de vida saudáveis, troca de saberes e apoio psicológico visando a promoção da saúde.

METODOLOGIA: Os pacientes são encaminhados pelo profissional médico da ESF ou de especialistas para avaliação e acompanhamento nutricional, após a primeira consulta com a nutricionista os interessados são inscritos no grupo de apoio. Inicialmente os participantes são acolhidos pelo Agente Comunitário de Saúde responsável pelo grupo, em um segundo momento verifica-se os dados antropométricos (peso, altura e circunferência abdominal) pelo técnico de enfermagem. Neste encontro são abordadas várias temáticas ligadas ao assunto obesidade geralmente levantadas pelas próprias participantes como por exemplo: dietas da moda, mitos, medicamentos, gastroplastia, hábitos culturais, dificuldades em aderir a dietas, ansiedade, depressão, além de ser um espaço para compartilhar experiências. Cabe ao profissional nutricionista a coordenação do grupo esclarecendo dúvidas, sugerindo alimentos e preparações saudáveis e nutritivas, valorizando resultados alcançados, ressaltando a importância de cada quilograma reduzido da massa corporal para a saúde e estimulando hábitos de vida saudáveis. Todos os participantes são convidados a participar também do grupo de atividade física, desde que não tenham restrições médicas. Os encontros tem a duração aproximada de 90 minutos e são realizados quinzenalmente no auditório das Unidades Básicas de Saúde(UBS). O Grupo é formado por participantes do sexo feminino com idade média de 50 anos moradoras da área de abrangência da ESF e conta com o apoio da equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

RESULTADOS ALCANÇADOS: Observou-se perda de peso gradativa, redução da circunferência abdominal, através de relatos das participantes verificou-se melhora no sono e na função intestinal, aumento do consumo de frutas e verduras, redução do consumo de sódio e gorduras, mudança de hábitos no cotidiano, melhora nos exames laboratoriais, controle da pressão arterial, melhora do autocuidado e autoestima. Por interagir e influenciarem-se mutuamente houve uma melhor adesão dos pacientes ao processo de emagrecimento, bem como promoveu o convívio social e o vínculo usuário – UBS.

RAFAELA LOPES DORIA 
BRUSQUE – SANTA CATARINA