Grupos de Saúde Mental


11votos

Grupos de Saúde Mental

Angela Maria Silva Hoepfner is offline

GRUPO NÓS E OFICINA "CINS"

Aqui em Joinville temos desenvolvido em uma unidade de saúde da 

rede municipal dois grupos em Saúde Mental:

GRUPO NÓS -  nome criado pelo próprio grupo a partir de uma roda de conversa. É composto por pessoas com sofrimento psíquico grave, em processo de desligamento dos CAPSII ou CAPS III. É coordenado por duas psicólogas e uma terapeuta ocupacional. Nos encontramos toda semana, às quartas-feiras, dutante duas horas. São desenvolvidas atividades que o próprio grupo escolhe. Temos momentos de roda de conversa, sobre os mais variados assuntos, inclusive desabafos; momentos de atividades lúdicas, artísticas e vez ou outra fazemos um passeio pelos arredores da cidade, conforme escolha do grupo. Costumamos registrar tudo que acontece em cada encontro e arquivamos em uma pasta confeccionada pelos integrantes: é a memória do grupo. O grupo existe há quase quatro anos e temos vivenciado momentos muito gratificantes, pois constatamos a cada encontro que presença humanizada e contato são fundamentais para a saúde mental.

 OFICINA "CINS" - o nome é a sigla de "cidadania e inclusão social". É uma proposta de encontros em que a atividade é o "motivo" inicial para a roda de conversa. O grupo se reune toda semana às terças-feiras com duas horas e meia de duração. É coordenado por uma psicóloga e uma terapeuta ocupacional e coposto somente por mulheres. Estas criam e confeccionam artigos de artesanato, sendo que no momento decidiram se especializar em panos de prato. Este material é comercializado em eventos na comunidade e a verba arrecadada é revertida para a compra de novos materiais, assim como em atividades de lazer que o grupo decide por votação o que irá fazer. Este trabalho tem trazido muitos benefícios para as participantes do grupo. Muitas iniciaram atividades em casa para comercializar.

 15 COMENTÁRIOS

Angela Maria Silva Hoepfner is offline

Querida amiga de equipe!

A clínica ampliada é isto mesmo: um compromisso ético e radical com os usuários do SUS, vistos de modo singular em suas diferenças. Cabe então a nós, profissionais da saúde, trabalhar em equipe para lidar com a complexidade dos Sujeitos e a multiplicidade de fatores envolvidos no processo do adoecer.

Um grande abraço, Angela.

Juliana Prebianca is offline

 

NÓS - "Aqui as coisas acontecem!"

 

 

 

Tenho o prazer de estar no Grupo Nós, faço parte da coordenação com a Angela e a Cristiana, iniciamos este trabalho juntas, pensando em como construir em comunhão com os usuários um espaço de co-responsabilização, ação integral associada ao tratamento digno, respeitoso, com qualidade, acolhimento e vínculo. 

No Grupo Nós cada participante exercita sua fala, sua opinião, seu silêncio, defendendo seus pontos de vista. Cada participante é diferente, tem sua identidade e as pessoas quando mobilizadas podem ser capazes de transformar realidades.

Somos NÓS fazendo o SUS.

Abraço,

Juliana

Juliana Prebianca is offline

Festa Julina Grupo Nós 2008 e que venha a próxima...

Últimos posts promovidos


gustavonunesoliveira is offline
12votos

Marcus Matraga e as nossas lutas! Luto e Homenagem!

Hoje soube logo no começo da tarde, através de nota do Movimento Nacional de Luta Antimanicomial veiculada pelo Facebook da tragédia ocorrida no município de Jaguaripe. O senhor barbudo que andava se metendo em conflitos entre Fazendeiros e Indígenas foi sequestrado e assassinado esta noite de 4/02/2016. O nome dele de nascença é Marcus Vinicius de Oliveira Silva, mas nós o conhecemos com o nome de Marcus Matraga, do movimento de Luta Anti Manicomial.

Últimos posts comentados


Marcos Moreira Lira is offline
4votos

Relatório de Vivência Do VEr-SUS Imperatriz-MA, 2016.1.

VER-SUS IMPERATRIZ MARANHÃO 2016.1

 

VIVENTE: MARCOS MOREIRA LIRA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA.