Rede HumanizaSUS: há 1 ano aumentando nossa potência coletiva de fazer um SUS que dá certo!

13 votos

No último dia 22 de fevereiro, em pleno Carnaval, a Rede HumanizaSUS "comemorou" discretamente seu primeiro ano de existência. Não era mesmo o caso de rivalizar com as eufóricas folias de Momo…

Mas, enquanto a data ainda está fresquinha, vale a pena apresentar alguns dados rápidos, para que a comunidade usuária e freqüentadora desta Rede tenha uma alguma idéia do que ela vem representando em termos de número de visitas, visitantes, participantes, publicações, enfim, uma idéia da quantidade de encontros que têm se realizado por aqui. Quanto à qualidade, cada um pode avaliar por si mesmo…

Embora tenha sido lançada em 22 de fevereiro de 2008, passou suas primeiras semanas de vida numa espécie de "incubadora", ajustando suas funcionalidades e sendo testada pelos seus usuários "pioneiros".

No final de abril, começa sua abertura para o mundo e, desde então, vem crescendo sem parar! Pode-se dizer que ainda está em pleno crescimento. Aliás, num processo de crescimento acelerado, que se iniciou no segundo semestre do ano passado, desacelerou um pouco com as festas de final de ano e com as férias de verão, mas que, depois do Carnaval, retomou com tudo. Nestas duas primeiras semanas de março, estamos operando em nosso pico histórico! Isso significa 500 a 600 visitas diárias!

Eis uma panorâmica da evolução do número de visitantes diários nestes últimos 9 meses. As "ondas" deste gráfico representam as semanas. Notem o pico das últimas duas semanas, que parece anunciar o nosso novo patamar de atividade neste mês de março:

E como temos novos planos para a RHS em 2009, o que vem pela frente promete!

A atividade da RHS é monitorada (pelo Google™ Analytics) desde 1º de junho de 2009. Portanto, os números apresentados abaixo cobrem, a rigor, 9 meses, os últimos 9 meses da RHS.

Temos, neste exato momento, 2376 participantes cadastrados, que já publicaram 677 posts e fizeram 1852 comentários.

Se incluirmos as publicações feitas no livro de visitas da Mostra HumanizaSUS que tem percorrido o Brasil, são mais de 4000 post!

Veja abaixo alguns dados retirados do Google™ Analytics, referentes ao período que vai de 01/06/2008 a 12/03/2009:

Então, em 9 meses, recebemos 70 mil visitas de quase 50 mil visitantes, que realizaram mais de 260 mil visualizações de páginas. Como costumo dizer, foram mais de 260 mil "encontros assincrônicos" produzidos nesta Rede!

Isso é muito?

O Google™ Analytics permite que façamos comparações com os números médios de sites do mesmo porte: no número de visitas, estamos 76% acima da média; no número de páginas visualizadas, 87% acima da média; no número de páginas por visita, 6% acima; no tempo médio por visita, 81% acima. Há um único dado que estamos 23% abaixo da média: a taxa de rejeição!

Em suma, a RHS está bombando!

É o SUS bombando na RHS!

É claro que é uma Rede brasileiríssima, mas talvez todos achem curioso saber que já recebemos visitas de 62 países dos 6 continentes. Como seria de se esperar, o país estrangeiro que mais visita a RHS é Portugal, mas o segundo maior número de visitas de fora do Brasil vem dos EUA. Ainda temos centenas de visitantes argentinos e espanhóis, além dos africanos de língua portuguesa, com destaque para Angola.

Do imenso Brasil, já recebemos visitas de 327 cidades diferentes!

É isso aí! Como disse, é apenas um breve apanhado para termos uma idéia do coletivo que constituímos, para além do imediato das trocas que, sem dúvida, é o maior prazer de participar desta REDE.

Vida longa e potente a esta rede viramundo!

Parabéns a todos que têm ajudado a construí-la!