Humanização é tema de concursos do Ministério da Saúde

Primary tabs


12votos

Humanização é tema de concursos do Ministério da Saúde

Mariella is offline



O Ministério da Saúde realizou no mês de novembro dois processos seletivos para preenchimento de 600 vagas de nível médio e 395 vagas de nível superior – este último, sob a forma de contratação temporária, por quatro anos. Em ambos, a humanização foi tema de diferentes formas. A seleção de nível médio, trouxe como tema da redação “A necessidade de humanização dos serviços públicos de saúde”.

A prova de nível superior, para o cargo relacionado à educação, promoção e comunicação da saúde trouxe a PNH em cinco questões, que abordaram os princípios da PNH e também os dispositivos Visita Aberta e Ambiência. Vale ressaltar que a prova traz o equívoco de denominar a  PNH como Programa, e não como Política.
Teste seus conhecimentos!

Quanto ao Programa Nacional de Humanização (PNH) - HumanizaSUS, julgue os itens a seguir.

96 O HumanizaSUS está permitindo a implantação de práticas de humanização nas ações de atenção e gestão dos serviços de saúde e vem contribuindo com a legitimação do SUS como política pública.

97 As unidades de saúde estão investindo na educação  permanente em saúde dos profissionais, na adequação de ambiência e espaços saudáveis e acolhedores de trabalho, propiciando maior integração de trabalhadores e usuários em diferentes momentos.

98 O PNH possui como princípios a transversalidade, a indissociabilidade entre atenção e gestão, o protagonismo, a co-responsabilidade e a autonomia dos sujeito e dos coletivos.

99 O PNH está permitindo a fragmentação do processo de trabalho e das relações entre os diferentes profissionais. Isso permitirá facilitar o processo de triagem de pacientes e diminuir o tempo de atendimento.

100 Para permitir agilidade no atendimento e contato direto entre o profissional de saúde e o paciente, será necessária a diminuição do número de acompanhantes e a extinção de visitas durante a internação.

Fonte: www.cespe.unb.br
 

 1 COMENTÁRIOS

Jair Soares de Sousa is offline

OLÁ COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS SOU JAIR, ARTISTA EDUCADOR POPULAR DE FORTALEZA - CE, QUERIA SOCIALIZAR COM VC A EXPERIÊNCIA DE ARTE, EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE ATRAVÉS DO PROJETO CIRANDAS NAS ESCOLAS, DA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FORTALEZA E DO PROJETO CIRANDAS DA VIDA.

DURANTE SEIS MESES ATUAMOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DAS SEIS REGIONAIS DE FORTALEZA, UTILIZANDO AS LINGUAGENS COMO: PERCUSSÃO, TEATRO, HIP HOP, ETC,
NA PERSPECTIVA DE ESTAR FORTALECENDO AS ESCOLAS, E ESTAR DISCUTINDO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES AS SITUAÇÕES LIMITES DE CADA BAIRRO.
COMEÇAMOS A PROSA COM O CORPO GESTOR DA ESCOLA,
LOGO MAIS COM OS ALUNOS E ALUNAS.
PARTIMOS DA HISTÓRIA DE VIDA DE CADA PARTICIPANTE, DEPOIS A HISTÓRIA DA ESCOLA, E POR ÚLTIMO AS SITUAÇÕES LIMITES DA ESCOLA, E DO BAIRRO.

AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES COMEÇARAM A LER O MUNDO COM OUTROS OLHOS, DISCUTIR, E PROBLEMATIZAR AS SITUAÇÕES DE SEU BAIRRO COMO: VIOLÊNCIA, DROGAS, PROBLEMAS NO ATENDIMENTO NAS UNIDADES DE SÁUDE.
ALÉM DE ESTAREM MOSTRANDO TODO SEU POTÊNCIAL ARTÍSTICO E CRIATIVO, ATUANDO COMO SUJEITOS DE DIREITOS E FORTALERCENDO O PROTAGONISMO JUVENIL.

NO FINAL ESTIVEMOS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE NA II MOSTRA DE SAÚDE ESCOLA SOCIALIZANDO EXPERÊNCIAS.

NO FINAL TERMINOU ASSIM!!!!

A PROSA MISTURADA
O LINGUAJAR MEIO LOUCO
TEVE PAPO DE CABÔCO
CONVERSA DE DOUTORADA
TEVE RISO CANTO E BALADA
REPENTE FEITO DE RIMA
RECEITA DE MEDICINA


EITA!!! MISTURA ERRETADA.

VAMOS ENTRAR NESSA RODA, CIRANDANDO COM A GENTE
E LUTANDO E FORTALECENDO O SUS EM TODO BRASIL.

Últimos posts promovidos


Maria Luiza Carrilho Sardenberg is offline
6votos

RedehumanizaSUS e Saúde!Brasileiros entrevistam as idealizadoras da série Unidade Básica

 

Pela primeira vez, uma série médica brasileira baseada em casos reais revela os conflitos e vitórias de uma equipe de saúde da família da rede pública e seus pacientes

Últimos posts comentados


Clyton A P Houly ClytonDiAju is offline
3votos

SEIS MESES NO PROGRAMA MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL. UMA VIAGEM INTERESSANTE AO MUNDO DO ESTRESSE-PARTE HUM

 

1. COMECEI NO PMMG-PROGRAMA MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL EM 01.03.2016

2. CADASTRADO NO CNES DESDE 2007 COMO MÉDICO DE FAMÍLIA, SEMPRE CONTRATADO EM SITUAÇÃO PRECÁRIA, DISSE PRÁ MIM MESMO, FINALMENTE VOU TRABALHAR 03 ANOS NA MESMA EQUIPE, NO MESMO MUNICÍPIO, PROTEGIDO PELA CONDIÇÃO DE BOLSISTA DO PMMG, DEIXANDO DE SER "EMPREGADO DO PREFEITO"