2° Encontro Presencial Geral - Especialização em Humanização da Atenção e Gestão do SUS

Primary tabs


13votos

2° Encontro Presencial Geral - Especialização em Humanização da Atenção e Gestão do SUS

simone mainieri paulon is offline


O 2º Encontro Presencial Geral (EPG) do curso de especialização em Humanização da Atenção e Gestão do SUS do RS abriu os trabalhos do eixo II que abordará, durante quatro meses, a função apoio e as diretrizes de intervenção da PNH. Neste EPG, contamos com a participação dos professores Eduardo Passos, Malú Cardinale, Tadeu de Paula e Simone Paulon.
Eduardo Passos enfogueirou a roda com o debate sobre o apoio institucional e os dispositivos da PNH. Altamente inspirado, evocou o “demo”, da democracia, e “endemoniou” a discussão, convocando a todos a se situarem no “não-espaço” da encruzilhada - nem dentro, nem fora, mas “Fórum” (relembrando o Fórum Social Mundial, ocorrido nesta capital).
Contagiados pela discussão inicial, os apoiadores em formação desfrutaram da Oficina "Florescer da Escrita" capitaneada pela lingüista Malú Cardinale. Entre canções, poemas e margaridas, Malú fez desabrochar a inspiração para a produção dos trabalhos.
Ainda neste encontro, Tadeu e Simone dispararam, de modo inusitado, com uma proposição de uma definição “relâmpago” de dispositivo a trabalhar, a reflexão sobre as intervenções que os apoiadores já começarão a pensar. Pensar e intervir!
Por fim, ambos coordenaram a avaliação do encontro e do Eixo inicial do curso. O encontro foi muito rico e os depoimentos dos apoiadores, ao retornar às suas regiões, dão o tom do efeito que o Encontro provocou em todos. Compartilhamos alguns deles e a satisfação de participar da trajetória do SUS!
“Olá, gostaria de compartilhar com todos a satisfação que tive em estar em POA, conhecer Eduardo e Malu, reencontrar Tadeu, Simone, colegas das UPs...O discurso de Eduardo Passos realmente foi excepcional, senti-me de alma lavada, enfim música para meus ouvidos. Sabe tudo aquilo que gostaríamos de ouvir? Pois bem, ouvimos. Malu é uma pessoa muito especial, percebi que sua característica é fazer a simplicidade tomar forma, aquelas margaridas brancas acabaram na minha casa, no interior, em São Sepé. Tadeu sempre pontual, costurando o que ficou solto, muito bom. Simone sempre me encanta, faz analogias com as palavras, aquela "de estarmos nos cheirando no primeiro encontro" lembrou-nos, cheirar...reconhecer... me divirto muito com o vocabulário vasto e seu conhecimento. Mensagem longa, já que não é um livro, paramos por aqui, com vontade de partilhar MAIS...
Abraço a todos,
Luciane UP HumanizAÇÕES”
 
“Olá!!
Que bom poder fazer parte de uma Pós tão legal!!Tudo é interessante, tudo vale a pena, que lindo poder ouvir as palavras de Eduardo e Malú, que bom poder rever todos os colegas e Formadores e principalmente ficar próximo das colegas e Tutora da UP Minuano.
Voltei encantada, entusiasmada e percebo que o trabalhador do SUS precisa desta força para fazer o SUS que dá certo.
Um super abraço!!!
Até breve!!!
Apoiadora Vanusa da UPMinuano!!”
 
“Quero relatar meu encantamento com o discurso de Eduardo Passos e de Malu. Simplesmente emocionante e empolgante...saio destas aulas, outra profissional. Com certeza.” Caroline Heberle
 
“Compartilho a sensação de reencantamento. Nossa, o conhecimento que possuem, a propriedade e simplicidade que utilizam para transmitir o conhecimento...
A cada encontro saio mais contagiada com a necessidade de sermos apoiadores atuantes e que, apesar de muitos dizerem "que é impossível mudar a lógica do sistema de saúde e dos usuários atual e que o SUS está com seus dias contados" (palavras do gestor do meu serviço na tarde de hoje) temos a capacidade de contagiar e reencantar mais apoiadores nessa missão e comprovar de que o SUS dá certo sim, basta querermos.”
Eliana Elisa Rehfeld Gheno

 4 COMENTÁRIOS

Carolina Santos da Silva is offline

A Unidade de produção Minuano parabeniza a coordenação do curso por proporcionar um contato tão potente para construção de novos saberes, e além de tudo de novas práticas de produção de VIDA! Um abraço Tutora Carolina 
Ana Rita Trajano is offline

 Quantas palavras bonitas, quanta poesia , quanto esquentamento da Rede HumanizaSUS... Estive aí com vocês, numa posição de observação, escuta e aprendizagem.
Estamos inciando movimento em MG , junto com o Coletivo da SES-MG, no sentido de construirmos um Projeto de Curso para este estado enorme (853 municípios) . E estive com esta equipe acolhedora e disponível para a troca, e assim voltei para MG com muitos "causos" para contar e fazer enriquecer nossos debates e produções nesta construção do Projeto de Formação/Especialização em Humanização da Atenção e Gestão do SUS, muito agradecida, fortes abraços, e Viva Porto Alegre! esta cidade que é a marca do Fòrum Social Mundial e dos movimentos emancipatórios em busca de uma outra globalização, "um outro mundo é possível!" ( e em 2009, um outro Fórum  em Belém do Pará),  
 Ana  Rita Trajano

Maria Veraci Oliveira Queiroz is offline

Considero interessante essa socialização, do que vem dando certo e instigar a pensar e intervir junto aos que vivenciam diariamente os problemas dos usuários
Clara Bastos is offline

Que bom rever a foto do Eduardo Passos e com a camiseta da UP Minuano, da qual faço parte. Agora, que já estamos em 2009 e com o PI em processo de formatação ou de andamento, faz bem lembrar o entusiasmo que tomou conta de todos naquele encontro. Lembro da historinha do Eduardo de subir a rampa, descer a rampa, ficar na encruzilhada, tão pertinente neste momento de transição e de desemprego para muitos trabalhadores da saúde. Também agora, que muitos de nós iniciamos o momento da escrita, como é bom recordar da Malu, que nos disse, com a sua delicadeza, que regras são apenas instrumentos, que não devem nos escravizar. Foram tantos os ensinamentos e os bons momentos vividos, que espero um 2009 como aquele encontro, com descontração, conhecimento, responsabilidade e alegria.
Clara Bastos - Passo Fundo (RS) - UP Minuano
 

Últimos posts promovidos


Emilia Alves de Sousa is offline
8votos

Projeto: "Enquanto o Doutor não Vem"

 

Hoje (23) deu-se inicio no ambulatório do HILP a implantação do “Projeto Enquanto o Doutor não Vem”. Trata-se de uma iniciativa que tem como público alvo os usuários do ambulatório do Hospital Infantil Lucídio Portella, com o objetivo de otimizar o tempo de espera no atendimento ambulatorial, através de ações informativas e interativas, buscando ampliar o conhecimento, a troca de saberes e o nível de satisfação entre esses sujeitos.

Últimos posts comentados


Harete Vianna Moreno is offline
2votos

Cracolândia é a pedra-ponta do iceberg flutuando no mar-vida.

A Cracolândia não é um espaço geográfico, é uma concentração de pessoas em situação de rua, nem sempre viciadas em crack, pois muitas são alcoolistas. Excluídas de todos os espaços, reúnem-se, protegem-se e consomem-se em adoecimentos.