2° Encontro Presencial Geral – Especialização em Humanização da Atenção e Gestão do SUS

13 votos

O 2º Encontro Presencial Geral (EPG) do curso de especialização em Humanização da Atenção e Gestão do SUS do RS abriu os trabalhos do eixo II que abordará, durante quatro meses, a função apoio e as diretrizes de intervenção da PNH. Neste EPG, contamos com a participação dos professores Eduardo Passos, Malú Cardinale, Tadeu de Paula e Simone Paulon.
Eduardo Passos enfogueirou a roda com o debate sobre o apoio institucional e os dispositivos da PNH. Altamente inspirado, evocou o “demo”, da democracia, e “endemoniou” a discussão, convocando a todos a se situarem no “não-espaço” da encruzilhada – nem dentro, nem fora, mas “Fórum” (relembrando o Fórum Social Mundial, ocorrido nesta capital).
Contagiados pela discussão inicial, os apoiadores em formação desfrutaram da Oficina "Florescer da Escrita" capitaneada pela lingüista Malú Cardinale. Entre canções, poemas e margaridas, Malú fez desabrochar a inspiração para a produção dos trabalhos.
Ainda neste encontro, Tadeu e Simone dispararam, de modo inusitado, com uma proposição de uma definição “relâmpago” de dispositivo a trabalhar, a reflexão sobre as intervenções que os apoiadores já começarão a pensar. Pensar e intervir!
Por fim, ambos coordenaram a avaliação do encontro e do Eixo inicial do curso. O encontro foi muito rico e os depoimentos dos apoiadores, ao retornar às suas regiões, dão o tom do efeito que o Encontro provocou em todos. Compartilhamos alguns deles e a satisfação de participar da trajetória do SUS!
“Olá, gostaria de compartilhar com todos a satisfação que tive em estar em POA, conhecer Eduardo e Malu, reencontrar Tadeu, Simone, colegas das UPs…O discurso de Eduardo Passos realmente foi excepcional, senti-me de alma lavada, enfim música para meus ouvidos. Sabe tudo aquilo que gostaríamos de ouvir? Pois bem, ouvimos. Malu é uma pessoa muito especial, percebi que sua característica é fazer a simplicidade tomar forma, aquelas margaridas brancas acabaram na minha casa, no interior, em São Sepé. Tadeu sempre pontual, costurando o que ficou solto, muito bom. Simone sempre me encanta, faz analogias com as palavras, aquela "de estarmos nos cheirando no primeiro encontro" lembrou-nos, cheirar…reconhecer… me divirto muito com o vocabulário vasto e seu conhecimento. Mensagem longa, já que não é um livro, paramos por aqui, com vontade de partilhar MAIS…
Abraço a todos,
Luciane UP HumanizAÇÕES”
 
“Olá!!
Que bom poder fazer parte de uma Pós tão legal!!Tudo é interessante, tudo vale a pena, que lindo poder ouvir as palavras de Eduardo e Malú, que bom poder rever todos os colegas e Formadores e principalmente ficar próximo das colegas e Tutora da UP Minuano.
Voltei encantada, entusiasmada e percebo que o trabalhador do SUS precisa desta força para fazer o SUS que dá certo.
Um super abraço!!!
Até breve!!!
Apoiadora Vanusa da UPMinuano!!”
 
“Quero relatar meu encantamento com o discurso de Eduardo Passos e de Malu. Simplesmente emocionante e empolgante…saio destas aulas, outra profissional. Com certeza.” Caroline Heberle
 
“Compartilho a sensação de reencantamento. Nossa, o conhecimento que possuem, a propriedade e simplicidade que utilizam para transmitir o conhecimento…
A cada encontro saio mais contagiada com a necessidade de sermos apoiadores atuantes e que, apesar de muitos dizerem "que é impossível mudar a lógica do sistema de saúde e dos usuários atual e que o SUS está com seus dias contados" (palavras do gestor do meu serviço na tarde de hoje) temos a capacidade de contagiar e reencantar mais apoiadores nessa missão e comprovar de que o SUS dá certo sim, basta querermos.”

Eliana Elisa Rehfeld Gheno