2° Encontro Presencial Geral - Especialização em Humanização da Atenção e Gestão do SUS

Primary tabs


13votos

2° Encontro Presencial Geral - Especialização em Humanização da Atenção e Gestão do SUS

simone mainieri paulon is offline


O 2º Encontro Presencial Geral (EPG) do curso de especialização em Humanização da Atenção e Gestão do SUS do RS abriu os trabalhos do eixo II que abordará, durante quatro meses, a função apoio e as diretrizes de intervenção da PNH. Neste EPG, contamos com a participação dos professores Eduardo Passos, Malú Cardinale, Tadeu de Paula e Simone Paulon.
Eduardo Passos enfogueirou a roda com o debate sobre o apoio institucional e os dispositivos da PNH. Altamente inspirado, evocou o “demo”, da democracia, e “endemoniou” a discussão, convocando a todos a se situarem no “não-espaço” da encruzilhada - nem dentro, nem fora, mas “Fórum” (relembrando o Fórum Social Mundial, ocorrido nesta capital).
Contagiados pela discussão inicial, os apoiadores em formação desfrutaram da Oficina "Florescer da Escrita" capitaneada pela lingüista Malú Cardinale. Entre canções, poemas e margaridas, Malú fez desabrochar a inspiração para a produção dos trabalhos.
Ainda neste encontro, Tadeu e Simone dispararam, de modo inusitado, com uma proposição de uma definição “relâmpago” de dispositivo a trabalhar, a reflexão sobre as intervenções que os apoiadores já começarão a pensar. Pensar e intervir!
Por fim, ambos coordenaram a avaliação do encontro e do Eixo inicial do curso. O encontro foi muito rico e os depoimentos dos apoiadores, ao retornar às suas regiões, dão o tom do efeito que o Encontro provocou em todos. Compartilhamos alguns deles e a satisfação de participar da trajetória do SUS!
“Olá, gostaria de compartilhar com todos a satisfação que tive em estar em POA, conhecer Eduardo e Malu, reencontrar Tadeu, Simone, colegas das UPs...O discurso de Eduardo Passos realmente foi excepcional, senti-me de alma lavada, enfim música para meus ouvidos. Sabe tudo aquilo que gostaríamos de ouvir? Pois bem, ouvimos. Malu é uma pessoa muito especial, percebi que sua característica é fazer a simplicidade tomar forma, aquelas margaridas brancas acabaram na minha casa, no interior, em São Sepé. Tadeu sempre pontual, costurando o que ficou solto, muito bom. Simone sempre me encanta, faz analogias com as palavras, aquela "de estarmos nos cheirando no primeiro encontro" lembrou-nos, cheirar...reconhecer... me divirto muito com o vocabulário vasto e seu conhecimento. Mensagem longa, já que não é um livro, paramos por aqui, com vontade de partilhar MAIS...
Abraço a todos,
Luciane UP HumanizAÇÕES”
 
“Olá!!
Que bom poder fazer parte de uma Pós tão legal!!Tudo é interessante, tudo vale a pena, que lindo poder ouvir as palavras de Eduardo e Malú, que bom poder rever todos os colegas e Formadores e principalmente ficar próximo das colegas e Tutora da UP Minuano.
Voltei encantada, entusiasmada e percebo que o trabalhador do SUS precisa desta força para fazer o SUS que dá certo.
Um super abraço!!!
Até breve!!!
Apoiadora Vanusa da UPMinuano!!”
 
“Quero relatar meu encantamento com o discurso de Eduardo Passos e de Malu. Simplesmente emocionante e empolgante...saio destas aulas, outra profissional. Com certeza.” Caroline Heberle
 
“Compartilho a sensação de reencantamento. Nossa, o conhecimento que possuem, a propriedade e simplicidade que utilizam para transmitir o conhecimento...
A cada encontro saio mais contagiada com a necessidade de sermos apoiadores atuantes e que, apesar de muitos dizerem "que é impossível mudar a lógica do sistema de saúde e dos usuários atual e que o SUS está com seus dias contados" (palavras do gestor do meu serviço na tarde de hoje) temos a capacidade de contagiar e reencantar mais apoiadores nessa missão e comprovar de que o SUS dá certo sim, basta querermos.”
Eliana Elisa Rehfeld Gheno

 4 COMENTÁRIOS

Carolina Santos da Silva is offline

A Unidade de produção Minuano parabeniza a coordenação do curso por proporcionar um contato tão potente para construção de novos saberes, e além de tudo de novas práticas de produção de VIDA! Um abraço Tutora Carolina 
Ana Rita Trajano is offline

 Quantas palavras bonitas, quanta poesia , quanto esquentamento da Rede HumanizaSUS... Estive aí com vocês, numa posição de observação, escuta e aprendizagem.
Estamos inciando movimento em MG , junto com o Coletivo da SES-MG, no sentido de construirmos um Projeto de Curso para este estado enorme (853 municípios) . E estive com esta equipe acolhedora e disponível para a troca, e assim voltei para MG com muitos "causos" para contar e fazer enriquecer nossos debates e produções nesta construção do Projeto de Formação/Especialização em Humanização da Atenção e Gestão do SUS, muito agradecida, fortes abraços, e Viva Porto Alegre! esta cidade que é a marca do Fòrum Social Mundial e dos movimentos emancipatórios em busca de uma outra globalização, "um outro mundo é possível!" ( e em 2009, um outro Fórum  em Belém do Pará),  
 Ana  Rita Trajano

Maria Veraci Oliveira Queiroz is offline

Considero interessante essa socialização, do que vem dando certo e instigar a pensar e intervir junto aos que vivenciam diariamente os problemas dos usuários
Clara Bastos is offline

Que bom rever a foto do Eduardo Passos e com a camiseta da UP Minuano, da qual faço parte. Agora, que já estamos em 2009 e com o PI em processo de formatação ou de andamento, faz bem lembrar o entusiasmo que tomou conta de todos naquele encontro. Lembro da historinha do Eduardo de subir a rampa, descer a rampa, ficar na encruzilhada, tão pertinente neste momento de transição e de desemprego para muitos trabalhadores da saúde. Também agora, que muitos de nós iniciamos o momento da escrita, como é bom recordar da Malu, que nos disse, com a sua delicadeza, que regras são apenas instrumentos, que não devem nos escravizar. Foram tantos os ensinamentos e os bons momentos vividos, que espero um 2009 como aquele encontro, com descontração, conhecimento, responsabilidade e alegria.
Clara Bastos - Passo Fundo (RS) - UP Minuano
 

Últimos posts promovidos


Carina Helena Bubolz is offline
3votos

Hospital Independência, de Porto Alegre, viabiliza visita de animais de estimação como estímulo à recuperação dos pacientes

A paciente Cláudia Maria Franco da Cunha, moradora do bairro Cristal, em Porto Alegre, foi a primeira a receber a visita do seu animal de estimação no Hospital Independência, na tarde desta terça-feira, dia 25 de julho. A iniciativa está de acordo com a Política Nacional de Humanização (PNH), do Ministério da Saúde e visa estimular a recuperação dos pacientes.

Últimos posts comentados


Telessaude SC is offline
3votos

Vídeo novo na área! Conheça apps da área da saúde

Nesta vida cada dia mais conectada, os celulares viraram uma espécie de extensão do nosso corpo. Munidos dos mais variados tipos de aplicativos, eles nos ajudam em muitas atividades diárias, desde acordar (quem nunca perdeu a hora por ter esquecido de programar o despertador?) até conhecer e se relacionar com outras pessoas (alô, Tinder!). No campo da saúde existem muitos apps interessantes para ajudar quem os usa a ter uma vida mais saudável ou um maior controle dos seus hábitos.