A Política de Humanização no Hospital Universitário Dona Francisca Mendes, em Manaus/AM.

11 votos

No período de 02 a 06/07/2012 foi realizada uma Oficina de Sensibilização para trabalhadores do Hospital Universitário Francisca Mendes – HUFM e Maternidade Dona Nazira Daou, em Manaus/AM. A oficina teve com objetivo movimentar os trabalhadores para construírem conjuntamente um Plano de Ação, cuja ideia inicial é o Acolhimento e Visita Aberta e Direito à Acompanhante.  Estiveram presentes 33 trabalhadores, sendo 21 Funcionários do HUFM, dos quais 6 gestores; 2 servidores e 5 estagiários da Maternidade Dona Nazira Daou e 5 integrantes do Projeto Amigos.
Na abertura da Oficina o Dr. Pedro Elias Souza, Diretor do Hospital, falou dos desafios do SUS e enfatizou a importância da implementação de ações de humanização para que a equipe de trabalhadores se reconheça como participante corresponsável do processo de mudança para tornar o SUS mais humanizado e resolutivo.
Os temas em foco foram a Política Nacional de Humanização, O Acolhimento nas Práticas de Produção de Saúde, Visita Aberta e Direito à Acompanhante, Trabalho e Saúde, Grupo de Trabalho de Humanização. As apresentações foram permeadas com dinâmicas que facilitaram as discussões dos temas, a percepção e a integração das pessoas como fator facilitador para execução das atividades diárias, e proposição de ideias para melhorar os processos de trabalho com vistas à valorização do trabalho e a saúde do trabalhador.
Janaína Pereira, coordenadora da Oficina pelo HUFM, assim como outros participantes, considera que “este tipo de ação é de grande relevância, pois nos leva a reflexão do nosso agir e do nosso pensar – ações como esta, simples mais intensas no que se refere às relações sociais, só agregam saberes e trocas e nos dão a oportunidade de contribuir de maneira efetiva na produção de saúde, e o que se espera a partir desta ação é a efetivação de um GTH que consiga agregar pessoas que apoiem a realização de ações que contribuam para a valorização do trabalhador, do usuário, ou seja, da saúde pública”.
Foram 10 horas de trabalho e como resultado algumas pessoas se comprometeram a compor o GTH, com agenda de reunião para a segunda semana de julho, a fim de discutirem as estratégias da funcionalidade do Grupo, considerando a prioridade da Direção do Hospital, que é a implementação da visita aberta, e outras possibilidades de intervenção.
Destaca-se o apoio de representantes do Coletivo Estadual de Humanização do Amazonas na realização da oficina, responsáveis pelas apresentações dos temas e algumas dinâmicas, Telma Amaral, Ana Lúcia Raman, Ana Karla Noronha, Márcia Hidd e Walter Carvalho Neto, também representantes do Projeto Amigos da Saúde, juntamente com uma de suas coordenadoras, Niura Luci Schuch.