Brinquedoteca Hospitalar

16 votos

 BRINQUEDOTECA HOSPITALAR

A brinquedoteca do Hospital Giselda Trigueiro, é um espaço que visa oferecer a crianças e adolescentes momentos lúdicos e educativos em tempos de internação hospitalar, facilitando para que estes possam canalizar suas energias, auxiliando de forma positiva no tratamento.
O trabalho da brinquedoteca se desenvolve na pediatria do referido hospital, que conta com vinte e seis leitos para internamento de crianças e adolescentes. Tendo em vista a média de dias de internamento, de três a vinte oito dias, compreende-se a importância da manutenção deste vínculo com o mundo lúdico de forma a amenizar o sofrimento decorrente da patologia e tratamento como também do afastamento de seu meio social.
Consciente da importância do brincar na formação do ser humano, é justo que momentos de ludicidade não sejam anulados em decorrência do tratamento patológico, desvinculando-se de modelos outrora aplicáveis, quando o limite hospitalar de internação se resumia no afastamento familiar e tratamentos com drogas. Cientificamente vem se apercebendo da positividade do bem estar físico, emocional, reconhecendo desta forma o ser na sua integralidade.
A finalidade da brinquedoteca do hospital Giselda Trigueiro é proporcionar a crianças e adolescentes internos, como também a seus acompanhantes, meios de elaborar um momento de vivência em que estes possam superar os traumas decorrentes do internamento.