Oficina de Formacao em Metodologias Participativas de Pesquisa em Saude

25 votos

Estamos reunidos em Florianopolis: os comites de pesquisa avaliativa dos cursos de apoiadores da PNH de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Sao Paulo, na Oficina de Formacao em Metodologias Participativas de Pesquisa em Saude, com um apoio importante da Politica Nacional de Humanizacao, nao so por ousar colocar em analise seus processos de formacao de apoiadores neste tres estados, como um apoio de seus consultores, incluindo tambem apoio financeiro para acoes como esta.

O projeto de pesquisa conta com financiamento do CNPQ e do PROAD , envolvendo pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Estadual de Sao Paulo, alem das secretarias estaduais envolvidas e a propria PNH.

Esta formado um Comite de Pesquisa Nacional e um para cada estado respectivamente Comite catarina, Comite Gauderio e Comite Paulista, que agora estao reunidos para traçar bases metodologicas do projeto de pesquisa, sem esquecer valores caros a PNH no campo etico e politico. Para esta atividade especifica teremos a participacao do professor Eduardo Passos, o qual conduzirá a oficina, tendo como foco as Metodologias Participativas de 4 Geracao.

Temos então pratica e teoria reunidas num fazer etico e com a riqueza do vies da pesquisa participativa.

Um bom encontro que segue ate amanha, contando entao com a participacao do Coordenador Nacional da Politica Nacional de Humanizacao Gustavo Nunes.

Patricia S c Silva

Florianopolis SC