Oficina de Formacao em Metodologias Participativas de Pesquisa em Saude


25votos

Oficina de Formacao em Metodologias Participativas de Pesquisa em Saude

patrinutri is offline

Estamos reunidos em Florianopolis: os comites de pesquisa avaliativa dos cursos de apoiadores da PNH de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Sao Paulo, na Oficina de Formacao em Metodologias Participativas de Pesquisa em Saude, com um apoio importante da Politica Nacional de Humanizacao, nao so por ousar colocar em analise seus processos de formacao de apoiadores neste tres estados, como um apoio de seus consultores, incluindo tambem apoio financeiro para acoes como esta.

O projeto de pesquisa conta com financiamento do CNPQ e do PROAD , envolvendo pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Estadual de Sao Paulo, alem das secretarias estaduais envolvidas e a propria PNH.

Esta formado um Comite de Pesquisa Nacional e um para cada estado respectivamente Comite catarina, Comite Gauderio e Comite Paulista, que agora estao reunidos para traçar bases metodologicas do projeto de pesquisa, sem esquecer valores caros a PNH no campo etico e politico. Para esta atividade especifica teremos a participacao do professor Eduardo Passos, o qual conduzirá a oficina, tendo como foco as Metodologias Participativas de 4 Geracao.

Temos então pratica e teoria reunidas num fazer etico e com a riqueza do vies da pesquisa participativa.

Um bom encontro que segue ate amanha, contando entao com a participacao do Coordenador Nacional da Politica Nacional de Humanizacao Gustavo Nunes.

Patricia S c Silva

Florianopolis SC

 17 COMENTÁRIOS

christiane almeida bastos is offline

No ultimo dia 12 de junho de 2012, aconteceu o curso da PNH aqui na  minha cidade Rio branco,Ac foi muito bom iniciamos o primeiro módulo do curso de apoiadores institucionais da politica nacional de humanização. os debates foram de grande valor pra todo e todas..gostei muito o outro módulo começa dia 17/07/2012 não vejo a hora..obrigada

 

patrinutri is offline

 Querida Iza obrigada por sua sugestao, com certeza so engrandesse nossas acoes por aqui.

 

Bjs Pat

Iza Sardenberg is offline

Como avaliar um trabalho que envolve essencialmente as relações entre pessoas, onde o bem-estar é produzido por tecnologias materiais e vinculares? Difícil tarefa!

Mas não para pessoas como Eduardo Passos e Gustavo Nunes. Ancorar-se em autores que são estratégicos para se pensar metodologias que incluam essas dimensões intensivas e afetivas é o modo que encontram de responder a esse desafio interessantíssimo! O texto indicado por Pat no comentário ao post é ótima ferramenta avaliativa. Refere-se  ao trabalho em saúde mental, mas é perfeitamente derivável aos outros campos da saúde. Não deixem de ler!

Outro instrumento que problematiza a questão do método é o delicioso livro de Edu Passos e outros autores, "Pistas do Método Cartográfico" ( ed. sulina ).

Últimos posts promovidos


gustavonunesoliveira is offline
12votos

Marcus Matraga e as nossas lutas! Luto e Homenagem!

Hoje soube logo no começo da tarde, através de nota do Movimento Nacional de Luta Antimanicomial veiculada pelo Facebook da tragédia ocorrida no município de Jaguaripe. O senhor barbudo que andava se metendo em conflitos entre Fazendeiros e Indígenas foi sequestrado e assassinado esta noite de 4/02/2016. O nome dele de nascença é Marcus Vinicius de Oliveira Silva, mas nós o conhecemos com o nome de Marcus Matraga, do movimento de Luta Anti Manicomial.

Últimos posts comentados


Marcos Moreira Lira is offline
1votos

Relatório de Vivência Do VEr-SUS Imperatriz-MA, 2016.1.

VER-SUS IMPERATRIZ MARANHÃO 2016.1

 

VIVENTE: MARCOS MOREIRA LIRA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA.