Acolhimento com Classificação de Risco na Atenção Primária em Esteio

10 votos

Acolhimento com Classificação de Risco na Atenção Primária em Esteio

No dia 28 de Dezembro de 2011, o Grupo de Trabalho de Humanização de Esteio-RS reuniu-se no Salão Nobre da Prefeitura Municipal para iniciar a discussão sobre a implantação do acolhimento com classificação de risco e vulnerabilidade nas unidades de atenção primária do município.

A Enfª Flavia Viecelli, especialista em saúde pública e gestora da atenção básica de Esteio, apresentou um pré-projeto, que busca adaptar os sistemas de classificação de risco utilizados nas unidades de urgências para atenção primária. Além disso, foram apresentados protocolos de atendimento por linha de cuidados por ciclos e situação de vida: da criança, adolescente, idoso, gestante, hipertensos e diabéticos,  suspeita de tuberculose e Hanseníase e odontológico.

O projeto seguirá em discussão entre os trabalhadores e após amadurecimento da proposta o mesmo será debatido com a comunidade, através do conselho municipal de saúde e de assembleias comunitárias.  O GTH considera que para a implantação do projeto é fundamental a efetividade do princípio do SUS de participação popular e do dispositivo da Política Nacional de Humanização chamado cogestão. “Trabalhadores, usuários e gestores devem juntos decidir o que fazer para garantir o acesso de forma integral a todos os cidadãos e, a partir daí,  construir as condições para a melhoria do atendimento”.