Contadores de histórias alegram o natal das crianças internadas no HILP

13 votos

contadores.png

Já é uma tradição no Hospital Infantil em Teresina, a procura dos grupos de voluntários para Visitação nas datas festivas, como Semana Santa, dia da criança e principalmente no natal. E neste ano, não foi diferente. Desde a semana passada, o hospital tem recebido vários grupos com a finalidade de celebração  do natal com as crianças internadas. E cada grupo tem se empenhado de forma muito peculiar nas suas programações, possibilitando brincadeiras com caracterização de papai Noel, distribuição de presentes e lanches para todas as crianças e os acompanhantes.

Na quinta-feira passada foi a vez do Grupo Cafundó, que encantou a todas as crianças com a sua arte de contação de histórias.

O grupo surgiu em 1996, quando seus integrantes Márcia Evelyn, Ana Miranda e Fernando Ferreira descobriram que tinham algo em comum: gostar de contar histórias buscando integrar a música  e a arte literária, através da palavra narrada. Com os projetos “Contando historias”, “Espalhando Magia e “Histórias  no tapete”, o grupo vem desenvolvendo suas atividades em praças, escolas, encontros, aniversários,  hospitais e onde houver pessoas que gostem de apreciar a arte de contar histórias.

A apresentação do grupo aconteceu na brinquedoteca do hospital, espaço preferido pelos grupos voluntários para o desenvolvimento de suas atividades, pela beleza e magia que o local possui.

Com a história “O baile do menino Deus”, utilizando  cenário e figurino adaptado, o grupo contou, cantou e encantou a todos, arrancando sorrisos e suspiros das crianças e dos adultos.

Senhores donos da casa
Jesus, José e Maria
Queremos fazer um baile
Que emende a noite no dia
Pois quando nasce um menino
Renasce toda a alegria
Por mas humilde que seja
E´ a vida que se cria
E´ a esperança do mundo… Este foi um dos trechos da historia narrada pelo grupo.

No final da apresentação, cada criança foi presenteada com um kit de livros com histórias infantis produzidas pelo próprio grupo.

A paciente Ana Beatriz de 5 anos, sem condições de deambular, compareceu numa cadeira de rodas, e era uma das mais animadas da platéia.

O Thiago Pereira, 7 anos, disse que gostou muito e ficou muito feliz com o presente recebido.

O grupo, muito emocionado com a presença das crianças, se despediu prometendo retornar na inauguração da reforma do hospital.