OFICINAS TERAPÊUTICAS COMO INSTRUMENTO DE REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL: PERCEPÇÃO DE FAMILIARES


13votos

OFICINAS TERAPÊUTICAS COMO INSTRUMENTO DE REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL: PERCEPÇÃO DE FAMILIARES

FRANCISCO ARNOLDO NUNES DE MIRANDA is offline

As oficinas terapêuticas permitem a possibilidade de projeção de conflitos internos/externos por meio de atividades artísticas, com a valorização do potencial criativo, imaginativo e expressivo do usuário. Objetivou-se identificar a percepção dos familiares sobre as oficinas terapêuticas desenvolvidas. Pesquisa descritiva, com delineamento qualitativo, desenvolvida nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Natal-RN, entre agosto e setembro de 2007. Foram entrevistados 28 familiares que participavam regularmente dos serviços. Os familiares destacaram o impacto positivo dos CAPS em suas trajetórias de tratamento e de vida, na melhoria da harmonia familiar. Sobre
as oficinas terapêuticas, identificaram falhas e contradições, denunciando e apontando caminhos de superação. Percebem os espaços de participação nos CAPS como formas importantes de acompanhamento do seu familiar usuário, além do crescimento mútuo. As oficinas terapêuticas representam um instrumento importante de ressocialização e inserção individual em grupos, na medida em que propõem o trabalho, o agir e o pensar coletivos, conferidos por uma lógica inerente ao paradigma psicossocial.
Palavras-chave: Terapia pela Arte. Serviços de Saúde Mental. Família. Enfermagem Psiquiátrica. Transtornos Relacionados ao
Uso de Substâncias.

 0 COMENTÁRIOS

Últimos posts promovidos


deboraligieri is offline
4votos

Rede HumanizaSUS ocupa o VER-SUS SP (edição de inverno de 2016)

Car@s amig@s da Rede HumanziaSUS,

Compartilho o texto elaborado pelo Coletivo de Editores/Curadores da RHS para o caderno organizado pelo VER-SUS SP e pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, com a participação da Rede HumanizaSUS e da Associação Paulista de Saúde Pública (APSP), como material de base da vivência que acontecerá entre os dias 31 de Julho a 08 de Agosto de 2016.

Últimos posts comentados


Paulo Pistili is offline
6votos

Pesquisa sobre gestão da comunicação em equipamentos públicos de saúde

Olá! Meu nome é Paulo Pistili, sou pesquisador e coordenador do projeto SMS Social, que tem como principal objetivo potencializar a relação entre determinada instituição, grupo ou rede com seu público, a aplicação SMS Social é uma ferramenta de gestão de contatos e envio de mensagens do tipo SMS (mensagem de texto) e uma metodologia de gestão da comunicação para equipamentos públicos.