OFICINAS TERAPÊUTICAS COMO INSTRUMENTO DE REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL: PERCEPÇÃO DE FAMILIARES


13votos

OFICINAS TERAPÊUTICAS COMO INSTRUMENTO DE REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL: PERCEPÇÃO DE FAMILIARES

FRANCISCO ARNOLDO NUNES DE MIRANDA is offline

As oficinas terapêuticas permitem a possibilidade de projeção de conflitos internos/externos por meio de atividades artísticas, com a valorização do potencial criativo, imaginativo e expressivo do usuário. Objetivou-se identificar a percepção dos familiares sobre as oficinas terapêuticas desenvolvidas. Pesquisa descritiva, com delineamento qualitativo, desenvolvida nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Natal-RN, entre agosto e setembro de 2007. Foram entrevistados 28 familiares que participavam regularmente dos serviços. Os familiares destacaram o impacto positivo dos CAPS em suas trajetórias de tratamento e de vida, na melhoria da harmonia familiar. Sobre
as oficinas terapêuticas, identificaram falhas e contradições, denunciando e apontando caminhos de superação. Percebem os espaços de participação nos CAPS como formas importantes de acompanhamento do seu familiar usuário, além do crescimento mútuo. As oficinas terapêuticas representam um instrumento importante de ressocialização e inserção individual em grupos, na medida em que propõem o trabalho, o agir e o pensar coletivos, conferidos por uma lógica inerente ao paradigma psicossocial.
Palavras-chave: Terapia pela Arte. Serviços de Saúde Mental. Família. Enfermagem Psiquiátrica. Transtornos Relacionados ao
Uso de Substâncias.

 0 COMENTÁRIOS

Últimos posts promovidos


Talita Lima is offline
12votos

O SEGREDO DE THOMY - Redes de Atenção à Saúde

Você sabe o que são as Redes de Atenção à Saúde (RAS)? Ainda não? Então vai aprender nesse post, bom, assim eu espero kkk Vamos lá: De uma forma simples as RAS são diversos tipos de serviços que interagem entre si para promover um tratamento continuo a você, à sua família e a todo nós! Pra ficar mais fácil, vamos entender neste exemplo: Esse é o Thomy: Thomy sofre de um problema de saúde delicado e que precisa de cuidados contínuos e de vários profissionais com diferentes especialidades para tratar de seu problema, pois sua saúde é muito frágil. Thomy trabalha e mora na Cidade A.

Últimos posts comentados


Emilia Alves de Sousa is offline
8votos

Uma atitude acolhedora que fez toda uma diferença no atendimento médico

O SUS, há muito, vem sendo alvo de denúncias e críticas de toda ordem, e notícia como esta revela que existe também um “SUS que dá certo”, acolhedor, e que nos encanta, e que deve ser mostrado.

Confira a matéria que mostra o cuidado afetuoso de um médico com sua paciente, no atendimento realizado.

 

 

Foto: Reprodução/Facebook

 

Médico deixa bilhete para paciente e surpreende família em Canoinhas