Crianças da Unidade de Queimados do HUT ganham brinquedoteca

11 votos

A Prefeitura de Teresina investe na melhoria da qualidade do atendimento dos usuários da rede de saúde do município, principalmente em consonância com a Política Nacional de Humanização. Nesse sentido, o Hospital de Urgência de Teresina Dr. Zenon Rocha – HUT, por meio do Grupo de Trabalho de Humanização, inaugurou sexta-feira (16), a brinquedoteca da Unidade de Tratamento de Queimados – UTQ.

De acordo com a direção do HUT, o espaço humaniza ainda mais o atendimento do maior hospital de urgência do Piauí, além de proporcionar melhor qualidade de vida e minimizar alguns desconfortos gerados durante o período de internação das crianças com esse agravo.

A sala de recreação da UTQ sofreu alterações e ganhou nova pintura, adesivagem nas paredes e todo o material necessário para o pleno funcionamento do espaço. A gerente da UTQ, Gildete Ibiapina, comemora a conquista. "A brinquedoteca desperta o censo de coletividade nas crianças, sendo um espaço de preparação para a vida adulta, além de contribuir na alteração da realidade do internado."

Como parte das atrações de inauguração da brinquedoteca, as crianças receberam o teatro de bonecos da Companhia do Riso, que é um projeto da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, da Prefeitura de Teresina. Os temas discutidos pelos bonecos foram desde os cuidados que os pais precisam ter com suas crianças, com a finalidade de prevenir acidentes domésticos, até as várias formas de prevenir queimaduras e focos de dengue em casa e na comunidade.

A mãe Josiane de Sousa, que acompanha seu filho, C. R. S., de seis anos, vitima de queimaduras na cabeça durante uma brincadeira com álcool, falou de sua alegria com o espaço e destacou a importância da brinquedoteca. "Estou muito feliz, aqui é bom demais! Nunca tinha visto nada tão bonito. Meu filho está encantado." A utilização de brinquedotecas associada aos tratamento hospitalar começou com o projeto "Brinquedoteca Terapêutica", desenvolvido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Paulo, em 1989.

A diretora do HUT, Clara Leal, explica a necessidade da implantação das brinquedotecas em ambientes hospitalares. "A implantação da brinquedoteca foi uma conquista de todos nós, uma vez que podemos, assim, melhorar a condição das crianças, permitindo a elas o ato de brincar e rir, que são atividades importantes à saúde física e emocional do ser humano", sublinha.