Estágio de Psicologia na Área da Saúde

12 votos
Estamos de férias! O semestre acabou e o estágio de 36 horas em psicologia da saúde também… Esta experiência foi incrível para nós, que tivemos o primeiro contato com a prática profissional e descobrimos muitas coisas: algumas nos decepcionaram um pouco e outras nos deram muito ânimo.
Realizei meu estágio de observação na área da saúde na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Dona Francisca. Este município localiza-se à 60 Km de Santa Maria (minha cidade) e possui uma população de 3.902 habitantes. Deste total, 2.324 residem na área urbana e 1.578, na zona rural.
Eu e mais duas colegas fizemos o estágio juntas e não ficamos somente na UBS, uma vez que a psicóloga Fernanda Barichello atua em vários locais junto à comunidade, já que a demanda que chega até ela é muito variada. Dentre as atividades observadas, destaco os encontros da psicóloga com as visitadoras do programa Primeira Infância Melhor (PIM). Nesses momentos, as trabalhadoras discutiam suas experiências, suas angústias e seus desabafos. Ali, o papel da psicóloga era emprestar a escuta para as visitadoras e na medida do possível orientá-las sobre como proceder em determinadas situações. Os encontros desta profissional com os coordenadores do projeto “Escola Luz” também, foram observados. O objetivo deste projeto é diminuir a evasão escolar e o índice de repetência no município. Embora outras atividades tenham sido observadas, estas duas deixam bem claro a importância da rede e do trabalho em equipe.
 Percebi que muitas coisas fogem ao conhecimento obtido na sala de aula, na teoria e em tais situações, acredito que é muito importante o profissional da saúde recriar as maneiras existentes de atuação – o que nos remete à clínica ampliada. A psicóloga Fernanda nos deu um excelente exemplo de dedicação e paixão pelo seu trabalho, o que faz com que as atividades desenvolvidas por ela tenham resultados satisfatórios. Este período de aprendizagem proporcionou-me muitas reflexões, que levarei não só para minha futura vida profissional, mas também para minha vida pessoal.