O Conceito de Saúde


12votos

O Conceito de Saúde

Josiane Trojahn is offline

O conceito de Saúde

               Aqui pretendo discutir o conceito de Saúde proposto pela OMS. Meu nome é Josiane, sou acadêmica do curso de Psicologia da FISMA – Faculdade Integrada de Santa Maria -, a proposta desta minha discussão no blog surgiu devido uma idéia do professor de uma disciplina de Introdução à Psicologia da Saúde – professor Douglas Casarotto – como forma de avaliação da disciplina, em vez das cansativas provas. Então li um artigo que falava sobre o conceito de saúde do autor Marco Segre e Flávio Ferraz (1997).

              A OMS – Organização Mundial da Saúde – define Saúde não apenas como a ausência de doenças, mas como a “situação de perfeito bem-estar físico, mental e social” da pessoa. Esse conceito visa uma “perfeição inatingível”. Parece algo irreal. Realmente uma pessoa pode estar em um estado físico muito bom, ou pode ter um bom relacionamento social, ou ainda, pode até estar em boas condições mentais. Pode até ter todas essas três alternativas em bom estado, mas afirmar que é um “perfeito” bem-estar, aí já é algo mais longe da realidade. Ninguém consegue atingir uma perfeição total nessas três condições! Sempre há algo em nós que não está ou não foi bem-resolvido psiquicamente. E se for analisar essas três condições – físico, mental e social – são praticamente inter-relacionadas. Se uma dessas condições é afetada as outras também serão. Então para concluir, afirmo que seria uma boa alternativa pensar na reformulação desse conceito. Talvez pudesse ser assim: Saúde como a “situação equilibrada entre a condição física, mental e social da pessoa”. E você como acredita que poderia ser?    

 11 COMENTÁRIOS

Daiane Granada Martins is offline

Oi Josi!!

Gostei bastante da tua proposta para o conceito de saúde. O equilíbrio é, sem dúvida o ideal, ainda mais porque, em se tratando de ser humano, nada pode ser considerado 100%.

A pessoa é afetada por tudo o que acontece em seu meio e desta forma, é realmente impossível ter a "saúde perfeita", como nos prpõe a OMS.

Beijos!!

Josiane Trojahn is offline

Obrigada professor Douglas!

Tenho cuidado sim com os comentários que respondo!

É muito bom esse local onde trocamos idéias.. Foi uma ótima escolha de avliação feita por você!

Abraço!!

Luciane Régio is offline

Josiane, tem um cara muito legal na rhs, um cuidador muito querido (psicólogo) do CE. Dê uma espiada nos posts dele sobre a morte e o morrer... Duas dicas para encontrá-lo: ou tu digitas o nome dele na barra laranja acima, em "buscar"; ou, quando encontrares o nome dele na rede, seja em post ou comentário, clique sobre o nome... verás o perfil dele e os "posts do blog". Procure por Erasmo Ruiz. Também se digitares no espaço de busca do google aqui da rhs, também o encontra, ok? Lembre, que para isso deverás estar "logada".

Caso não consiga, diga help que te mando uns links :)

Bjs, Luciane

Últimos posts promovidos


gustavonunesoliveira is offline
12votos

Marcus Matraga e as nossas lutas! Luto e Homenagem!

Hoje soube logo no começo da tarde, através de nota do Movimento Nacional de Luta Antimanicomial veiculada pelo Facebook da tragédia ocorrida no município de Jaguaripe. O senhor barbudo que andava se metendo em conflitos entre Fazendeiros e Indígenas foi sequestrado e assassinado esta noite de 4/02/2016. O nome dele de nascença é Marcus Vinicius de Oliveira Silva, mas nós o conhecemos com o nome de Marcus Matraga, do movimento de Luta Anti Manicomial.

Últimos posts comentados


Fernanda Vicenzi is offline
5votos

Relato de experiência VER-SUS Imperatriz-Ma 2016.1

Bem, enquanto fisioterapeuta formada há 11 anos e profissional sanitarista, fui ao VER-SUS Imperatriz-Ma impulsionada por uma colega de mestrado que vivenciou a experiência no inverno do ano passado e voltou muito empolgada!

Fui em busca de algo que me recarregassse as energias para continuar lutando pelo SUS, que hoje em especial, sofre grandes pressões de privatização. Fui em busca de pessoas que queiram dar as mãos e pensar num objetivo coletivo, e não no seu próprio umbigo.