ODM – Aconteceu no estado do Maranhão

15 votos

SECRETARIA GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
Assessoria de Comunicação

Secretário divulga Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no MARANHÃO

O secretário Wagner Caetano, da Secretaria Nacional de Estudos e Projetos Político-Institucionais (da Secretaria-Geral da Presidência da República) participou de atividades na capital do Maranhão, São Luis, e nos municípios de Zé Doca e Santa Luzia, que aconteceram de 23 a 25, semana passada. A finalidade era divulgar e ampliar as ações em torno do cumprimento das metas dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O vice-governador do Maranhão, Washington Luiz, participou da agenda.
 

Na quarta-feira, dia 23, às 19h, o secretario fez uma palestra sobre os ODM no auditório da Livraria Paulus, à rua do Passeio s/n, em São Luís, com a participação do professor Horácio Antunes, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão, sobre meio ambiente. O evento foi promovido pela Comissão Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e pela Comissão de Justiça e Paz.
 

No dia 24/3, quinta-feira, Wagner Caetano reuniu com o reitor José Costa, professores, técnicos e alunos do Instituto Federal do Maranhão – IFMA para discutir a participação do Instituto no debate sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. No mesmo dia, às 15h, foi realizada uma reunião ampliada sobre as estratégias de implantação dos ODM no Maranhão, com a presença de secretários de Estado, Federação de Prefeitos, entidades sindicais, empresariais e outras da sociedade civil.
J

á na sexta-feira, 25/3, o secretário participou da posse dos núcleos municipais dos ODM nos municípios de Zé Doca e de Santa Luzia e de reunião com lideranças e representantes da sociedade civil.

ODM – Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio são um conjunto de diretrizes estabelecidas com base na Declaração do Milênio. Esse documento, aprovado por 191 países membros da ONU em 2000, foi criado para tornar o mundo mais justo, mais igualitário, mais pacífico e mais sustentável até 2015.

O Brasil tem adotado medidas concretas para se atingir os ODM e, em alguns casos, já foram atingidas as metas propostas, como a redução da fome e da pobreza. A sociedade civil tem desempenhado um papel importante nesse processo através dos núcleos municipais e estaduais dos ODM.
Os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio são:

01- Erradicar a extrema pobreza e a fome;

02- atingir o ensino básico universal;

03- promover a igualdade entre os sexos e a autonomia da mulher;

04- reduzir a mortalidade infantil;

05- melhorar a saúde materna;

06- combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças;

07- garantir a sustentabilidade ambiental e,

08- estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

Assessoria de Comunicação
Secretaria-Geral da Presidência da República
Telefone: (61) 3411-1407 ou  www.secretariageral.gov.br