Estradeiros, Grupo de Saúde *:-)

13 votos

Há um ano, formamos o Grupo dos Estradeiros!

Veja aqui : https://redehumanizasus.net/8870-os-estradeirossao-sepe-rs-1-encontro-oficial

Já nos conhecíamos dos "Grupos de Educação em Saúde", e aos poucos percebemos que não se tratava de “educar”, mas de estar “junto com”, em expressão de singularidades e desejos. A palavra “educação” é muito legal, mas preferimos chamar apenas de “Grupo de Saúde”. Somos diversos profissionais (alguns de saúde, outros não), aposentados, do lar, amigos e muito cúmplices!

 

Ando devendo alguns posts nesse final de ano, e postar dois dias antes da virada já parece retrospectiva!!! Mas eu não poderia deixar de trazer essas pessoas queridas do meu dia a dia para “nossa” rede, justamente porque a rhs possibilita a conservação da magia dos bons encontros na vida aqui, e da vida das/nas redes…

Cada um percebe vida da forma que pode, e eu não desejo mudar nesse sentido… Para mim, a alegria é o espírito que se manifesta. E esse espírito que vem de encontros alegres, encontros de vida é tudo que desejamos preservar em 2011, 2012…

 Crônica sobre grupo…

 

Em outubro de 2009, viajei com grupos, chamados "da melhor idade", para a Oktoberfest em Santa Cruz do Sul [https://redehumanizasus.net/8415-grupos-de-educacao-em-saude-estradeiros-sao-sepe-santa-cruz-do-sul-rs], e quando voltei mostrei as fotos, o vídeo que fiz da viagem para o atual Grupo de Saúde Estradeiros, na época fazíamos “grupo para nos encontrar”… O resultado foi uma mobilização geral! Pediram que a assistente social explicasse por que não poderia financiar viagens para o grupo, algumas pessoas com menos de 60, apenas para os da melhor idade?? Explicadas as razões, ela sugeriu que o grupo formasse uma associação entre amigos. Duas pessoas abriram uma conta em um banco e a partir daquele dia fizemos reuniões mensais, com a mensalidade de R$ 5,00 (risos! Quem diria!!!)

 

Nascia o Grupo de Saúde “Estradeiros”! Pessoas que gostam de viajar, mas muitas não poderiam pagar todas as despesas de viagens particulares. Decidimos que as doenças, as angustias e as tristezas seriam perdidas nas curvas das estradas…
A cada encontro, os assuntos eram diversos, nasceram de "Cantinhos de Contos" (inspirados na Tenda do Conto – Natal/RN: https://redehumanizasus.net/8500-grupos-de-educacao-em-saude-em-cantinhos-de-contos-sao-sepe-rs), contos sobre viagens feitas, risos, o amor pela liberdade, a morte e a vida, assuntos de família e destinos que tomaríamos na primeira viagem… Fizemos duas rifas e o grupo juntou um dinheirinho extra… uma integrante que nunca faltou aos encontros, mesmo não podendo pagar os “5,00”, vinha para sonhar, instigar e essa o grupo usou o dinheiro da rifa para pagar sua passagem! Vinte e sete pessoas, pura alegria e sonho, viajavam desde o primeiro dia de encontro, trazendo o laço da amizade e carinho bem “cinchado”.
 
Exatamente um ano após, como programamos, visitamos Gramado e Canela, curtimos muito a viagem, os risos, as histórias, as paisagens, o caminho, o natal luz, apesar de o verdadeiro ter acontecido dentro daqueles olhares, em cada um de nós… Amizade não tem preço, companheirismo é um precioso tesouro de cumplicidade e felicidade.
No total, três paradas. A primeira para aquele chimarrão (“mate”) da manhã que fazia roda, e teve gaúcha treinada, literalmente, “dormindo com a cuia na mão”, mas não caiu nem o barranco! rsrs  Na segunda, celebramos a vida com o Suco da Saúde. Brindamos! A terceira, forçada. O pneu furou, “só não estourou por milagre” – disse o borracheiro. Não era mesmo nossa hora!!! Saímos para nos divertir, mas isso também ficou de alerta para investirmos ainda mais na vida, nos encontros, nas viagens que fazemos todos os dias: fantasia real 😀 (!) Enquanto consertavam tomamos o mate da Luiza e aprontamos na oficina…! Fizemos pedidos secretos rsrs.
 
A chegada das hortências no caminho indicava que estávamos perto. A paisagem linda da serra deixava imperceptível o desconforto da pressão nos ouvidos… o sorriso ia declarando o dia feliz, feliz, triunfávamos no asfalto, que bem queríamos tê-lo domado em estradeiras rsrs. O mais novinho era o filho de uma viajante, cinco anos. A dona do ônibus era D. Cotinha, 83 anos, minha companheira de viagem. Tentei convencê-la a me contar umas estorinhas , mas me contou foi da história de vida dela, e fiquei emocionada com o gesto de contar nos dedos das mãos quantas “cidades” conheceu na vida. Nove! Santa Maria, Cachoeira, Caçapava, São Leopoldo, Rio Grande, Canoas, Porto Alegre… Gramado e Canela. Esses momentos, percebê-los, faz a vida valer a pena, e “a viagem já estava feita, só pela emoção”.
 
Almoçamos em Gramado, tudo muito simples e incluído no pacote-tur da turma. Incrível a felicidade dos momentos mais simples… Os lugares que restaram havíamos vendido pelo preço total da viagem, hehe, R$ 65, 00! E com isso quase dobramos o valor economizado no ano, sobrou para as despesas de “todos” os 27 Estradeiros!
Após o almoço rumamos pra Canela, Parque do Caracol. Alguns ficaram à sombra, outros andaram de trenzinho, os corajosos subiram no panorâmico, os que se achavam atletas se aventuraram a descer até o pé da cascata – tchê, 733 degraus de ida; 733, de volta! Ai, ai minhas pernas…
 
O piquenique foi no ônibus, wow! Logo depois de visitarmos a igreja de Canela e algumas ruas enfeitadas para o natal. Muitas fotos e magia. Um mundo bem diferente do dia a dia de quase a maioria. Mas nem vi. Meu natal acontecia nas pupilas de gentes que nunca viu coisa igual, apesar de eu achar um desperdício de grana tudo aquilo… valeu pelas caras de surpresa !!!
 
Alguns visitaram aquelas lojas de chocolate, sabe? Inacreditável, mas eu estava no ônibus comendo maçã com quem quis descansar… chocolates eu tenho todo dia, esses momentos de “maçãs no ônibus”, em mar de risos, inédito!
Já super cansados ao fim da tarde, retornamos para Gramado para o espetáculo da noite. Não preciso dizer que é muito lindo. Porém eu procurava a expressão nos rostos, a boca aberta, o riso, as pupilas dilatadas… o sonho acontecia, a viagem continuava ali. Arte, dança, fantasia e música na rua. 
 
Esquecemos o cansaço e curtimos mais de 2h de desfile. O mais engraçado, claro que tenho que tirar um sarro, foi a neve feita de espuma num calorzinho até fresquinho de Gramado. Ver o papai Noel com suas renas, sem conexão… bem brasileira, gaúcha… olhando o show de luzes, lembrei das crianças outras. Não as que estavam nos ombros dos pais, mas das muitas sem lar… momentos que me atravessaram bem no meio da avenida enfeitada, a dor que vai até os ossos me entristece. Fácil fazer um show a cada noite, sabiam? Lá eles fazem, todos inéditos! Por que não fazemos um show a cada dia pelas ruas do bairro? Somos plurais e singulares.

  

Assistam os vídeos de como foi nossa primeira viagem, o destino escolhido foram as cidades de Gramado e Canela – RS.

 

Parte 1: A viagem !!!!  09 12 2010

 

Parte 2: Chegando em Gramado … 

 

 
Já pensamos em viajar outra vez!! Enquanto isso um calor danado no Sul, dia 20/12, celebramos o final do ano, o retorno da viagem com amigo secreto na AFUMUSS (Assoc. dos Funcionários Municipais de São Sepé). Em janeiro, abriremos um ano em bolo de abacaxi, programando almoços à beiro do rio, viagem e baile típico… conto depois *:-)
 
Vídeo 3: AFUMUSS – Encerramento do ano de 2010
  

 Lu de L@s Tr@ns *:-), Reveillon da rhs