II Fórum Popular de Saúde da Zona Norte de Natal: erguendo a tenda em defesa do SUS

Na manhã do dia 22 de Julho na área de lazer do Panatis, Zona Norte de Natal, nem a chuva impediu que as pessoas comparecessem ao II Fórum popular de saúde. A tenda do conto foi novamente erguida. Dessa vez, além de receber os contadores de histórias, ela fez parte da história ao testemunhar a força crescente de um coletivo em desassossego.
O encontro foi marcado pela alegria das canções, pela descontração das poesias, e, especialmente, pelas diversas vozes que expressaram indignação e vontade de agir diante da precarização dos serviços de saúde e do processo de privatização do SUS que vem sendo deflagrado pela gestão municipal.

Em grande roda, na praça, juntavam-se usuários e trabalhadores das unidades básicas, CAPS e hospitais, representantes dos conselhos comunitários locais, dos conselhos nacional, municipal e estadual de saúde, da ABRASME – RN, da PNH, dos Sindicatos dos Trabalhadores de saúde do Município de Natal (SINSENAT) e do Sindicato de odontologia.

.
Por que devemos defender o SUS? A quem interessa a privatização dos serviços públicos de saúde? Estas eram as principais questões que direcionavam as falas de quem sentava na cadeira da tenda.
Usuários falaram da falta de profissionais, das dificuldades para realizar exames e da falta de medicamentos; trabalhadores relataram suas árduas jornadas em unidades de saúde com estruturas físicas inadequadas; representantes dos movimentos sociais expressavam apoio e convocavam todos para se somarem na luta pelo reconhecimento do usuário como cidadão de direitos, pela valorização do trabalho e do trabalhador.

Contagiados pela força e pela beleza desse encontro, saímos com a certeza de que é chegada a hora de fazer acontecer; que se faz necessário ocupar ruas e praças, ampliar os espaços para a inclusão dos diversos parceiros, convocar toda a sociedade para se fazer ouvir, questionar, implicar-se e potencializar um crescente e intenso movimento por um SUS público e de qualidade.
Compartilho, por fim, vídeo com trechos da fala de Francisco Jr. presidente do CNS:
- Se logue ou se registre para poder enviar comentários









Comentários [4]
26/07/2010 22:25:47
Lutando por um SUS de qualidade
Querida Jacqueline,
O segundo fórum popular aconteceu em nossa querida tenda do conto. Mesmo sendo uma manhã chuvosa, estávamos lá, lutando por um ideal, acreditando que é possível fazer diferente. A tenda proporcionou um espaço, onde usuários e profissionais de saúde, colocaram as insatisfações e as conquistas do SUS. Estamos vivendo um momento de muitas incertezas, precisamos nos fortalecer e nos potencializar mos com este fórum. Juntar cada vez mais profissionais e estar cada vez mais próximos dos nossos usuários, para que eles entendam todo o processo e sejam nossos parceiros nesta luta.
Fiquei muito feliz ao ver dona Maria, dona Amanda, seu Benedito, seu Olivio e muitos outros usuários que estão sempre presentes na tenda.
Nós profissionais de saúde não podemos nos intimidar com ameaças e repressões de alguns diretores, que usam do poder para tentar enfraquecer o movimento. Temos que nos unir e nos fortalecermos para a construção de um SUS mais digno e de qualidade.
Abraço, Lourdinha.
26/07/2010 20:46:53
Cuidar da saúde é também organizar politicamente as pessoas
A amiga Liége diz:... Cuidar da saúde é também organizar politicamente as pessoas, fortalecê-las e dar-lhes esperanças, construir esses espaços nos permitirá descobrir qual a melhor estratégia de cuidado e o caminho a trilhar...
Esses encontros também me emocionam muito e acredito nesse caminho. A tenda do conto, as rodas de conversa, a calçada amiga, as reuniões sistemáticas dentro de cada unidade e agora o Fórum Popular da Zona Norte, tem, a meu ver, um papel fundamental para o nosso fortalecimento pessoal e do coletivo para as transformações desejadas. A tenda do conto tem o poder de me fascinar porque propicia um momento de grande aprendizagem e de profundo respeito pelo outro, uma vez que, ao partilhar um pedaço de si, o indivíduo é acolhido por um grande grupo que também se fortalece com essa escuta. Adoro a alegria desses encontros e a possibilidade de crescer na nossa compreensão do que é a vida, d o viver. O Fórum Popular da Zona Norte está sendo constituído numa boa hora. Precisamos resistir à privatização do SUS, aumentar a nossa compreensão do que é saúde e como perseguir esse caminho, realizar reuniões para trocar idéias, ouvir os companheiros, pensar novas estratégias e envolvimento da população. Parabéns aos companheiros da Tenda do Conto, da ABRASME, do Fórum popular e esses profissionais que lutam todos os dias e, por isso mesmo, nos enchem de orgulho. Um grande abraço Sheylla.
26/07/2010 11:28:36
Querida Jacqueline ,
Querida Jacqueline , Teresa, Silvana e todos os profissionais, usuários e populares que estiveram presentes, mesmo em um dia chuvoso, ao II Fórum Popular de Saúde de Zona Norte, embalados pela Tenda do Conto.... É contagiante ver a mobilização dos usuários, resgatando através de suas histórias de vida a sua relação com o SUS no atendimento às suas demandas e na promoção à saúde, um SUS antes e um SUS atual que se encontra ameaçado, despedaçado, precarizado pelo poder público municipal. Como muito bem disse Kamila (ABRASME), este momento vai além das palavras, é preciso sentir, escutar, se emocionar com os relatos de vida, com a poesia, com a música que nos acalenta e nos traz novas esperanças... É preciso estar presente de corpo e alma com toda a intensidade, para poder sentir a potência desses encontros que nos traz a beleza e a força da vida...Todos em defesa do SUS e contra esse movimento perverso de privatização, justificado através da "necessidade" de parcerias com as OS. Parabéns a todos que participaram e contribuiram para a efetivação deste encontro. Vamos sim, Jacqueline, promover Fóruns em outros distritos sanitários embalados pelas histórias da Tenda do Conto, para que os usuários, familiares e a população falem, sejam escutados, questionem e exijam uma assistência digna e de qualidade. Um grande abraço, conceição valença.
25/07/2010 18:22:27
Parabéns Tenda do Conto e ABRASME-RN
jACQUELINE Querida, Silvana e Teresa,
Fico feliz e orgulhosa de fazer parte deste grupo de profissionais do SUS- Natal !! Eu sabia, todos sabíamos que a Tenda do Conto teria um papel importantíssimo, no chamamento dos usuários e da população, para a luta em Defesa do SUS !!! E que este seja o primeiro de muitos Fóruns de Luta pelo SUS com a Tenda, PARA QUE EU POSSA estar presente da p´roxima vez. Mas a ausência oi por um bom motivo: Neste dia estive trabalhando dobrado no GISELDA das 8:00 as 18:00 ampliando a gestão participativa pelos caminhos da Educação Permanente, em multiplas ações que estavam programadas neste dia 22 no Hospital Giselda !!! ... Estamos todos em movimento, da Tenda aos Hospitais de Natal !!! XÔ Privatizações !
Beijos Jacque, e mais uma vez PARABÉNS por estes desdobramentos arrepiantes da TENDA DO CONTO.
Shirley Monteiro.