II Fórum Popular de Saúde da Zona Norte de Natal: erguendo a tenda em defesa do SUS

17 votos

Na manhã do dia 22 de Julho na área de lazer do Panatis, Zona Norte de Natal, nem a chuva impediu que as pessoas comparecessem ao II Fórum popular de saúde. A tenda do conto foi novamente erguida. Dessa vez, além de receber os contadores de histórias, ela fez parte da história ao testemunhar a força crescente de um coletivo em desassossego.
O encontro foi marcado pela alegria das canções, pela descontração das poesias, e, especialmente, pelas diversas vozes que expressaram indignação e vontade de agir diante da precarização dos serviços de saúde e do processo de privatização do SUS que vem sendo deflagrado pela gestão municipal.

Em grande roda, na praça, juntavam-se usuários e trabalhadores das unidades básicas, CAPS e hospitais, representantes dos conselhos comunitários locais, dos conselhos nacional, municipal e estadual de saúde, da ABRASME – RN, da PNH, dos Sindicatos dos Trabalhadores de saúde do Município de Natal (SINSENAT) e do Sindicato de odontologia.


.
 Por que devemos defender o SUS? A quem interessa a privatização dos serviços públicos de saúde? Estas eram as principais questões que direcionavam as falas de quem sentava na cadeira da tenda.
 Usuários falaram da falta de profissionais, das dificuldades para realizar exames e da falta de medicamentos; trabalhadores relataram suas árduas jornadas em unidades de saúde com estruturas físicas inadequadas; representantes dos movimentos sociais expressavam apoio e convocavam todos para se somarem na luta pelo reconhecimento do usuário como cidadão de direitos, pela valorização do trabalho e do trabalhador.


Contagiados pela força e pela beleza desse encontro, saímos com a certeza de que é chegada a hora de fazer acontecer; que se faz necessário ocupar ruas e praças, ampliar os espaços para a inclusão dos diversos parceiros, convocar toda a sociedade para se fazer ouvir, questionar, implicar-se e potencializar um crescente e intenso movimento por um SUS público e de qualidade.

Compartilho, por fim, vídeo com trechos da fala de Francisco Jr. presidente do CNS: