Hospital da Criança: Humanização e Voluntariado


13votos

Hospital da Criança: Humanização e Voluntariado

Lucimara is offline

O Hospital da Criança Santo Antônio – HCSA, foi inaugurado em Agosto do ano de 2000, este ano completa 10 anos de serviços à população. Atualmente é o único hospital infantil da rede pública do Estado de Roraima, sendo referência do Sistema Único de Saúde (SUS). Esta instituição está localizada na capital de Boa Vista e atende a crianças e adolescentes até 15 anos em seu ambulatório e na emergência até 12 anos, oriundos de todos os municípios de Roraima, como também a demanda de países vizinhos, como a Venezuela e a Guiana Inglesa e das diversas comunidades indígenas da região. O Hospital atende cerca de 300 crianças (emergência e blocos) por mês e uma média de 280 crianças por dia no ambulatório, a unidade busca oferecer um atendimento pautado no respeito à dignidade do ser humano com suas peculiaridades culturais, físicas, psicológicas, sociais, ou seja, um atendimento humanizado e de qualidade que o atenda bem, considerando suas especificidades.

            A Humanização do HCSA busca valorizar os usuários (pacientes e acompanhantes), e os trabalhadores, com base nos dispositivos da Política Nacional de Humanização. No intuito de diminuir a angustia e ansiedade são ofertadas de ações diferenciadas voltadas para os usuários e acompanhante, como classe hospitalar para acompanhamento escolar às crianças internas em idade escolar; auxílio familiar com contemplação de uma cesta básica de alimentos à pacientes de famílias carentes; clube das mães com atividades culturais às mães das crianças internas e apoio espiritual nos leitos, através de voluntários, alem de sessões de relaxamento. No intento de valorizar o trabalhador, trabalhar a auto-estima e reduzir o estresse decorrente do ambiente hospitalar são desenvolvidas ações como: alfabetização de servidores; relaxamento e sessão beleza.                      

            Em relação à Ambiência, o HCSA foi especialmente adaptado pensando em seu publico alvo – as crianças, com decoração temática e brinquedoteca. E considerando a necessidade da população indígena do Estado de Roraima e países visinhos, haja vista que essa população não reconhece fronteiras, foi desenvolvida uma enfermaria especialmente para a população indígena, buscando respeitar sua cultura e especificidades.

            Muito temos ainda a caminhar na implementação da PNH no Hospital da Criança, e alem dos profissionais de saúde emprenhados nessa tarefa, muitas pessoas procuram o Hospital da Criança Santo Antônio para fazer trabalho voluntário ou ser um parceiro da instituição, e tem contribuído sobremaneira no desenvolvimento da Humanização no HCSA.

Esse ano o HCSA participou do Desfile cívico-militar em comemoração aos 120 anos da Capital Boa Vista, e levou os voluntários (foto) para abrilhantar sua participação. Participaram do Desfile 300 profissionais das Unidades Básicas de Saúde, da Atenção Especializada e Vigilância Em Saúde.

 

 1 COMENTÁRIOS

Angela Vaz7 is offline

oAmigos quando vejo uma imagem dessa somente admiração.

Beijos que Deus fazem sempre assim cada vez mais.

Últimos posts promovidos


Marcos Moreira Lira is offline
5votos

Relatório de Vivência Do VEr-SUS Imperatriz-MA, 2016.1.

VER-SUS IMPERATRIZ MARANHÃO 2016.1

VIVENTE: MARCOS MOREIRA LIRA

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA. IMPERATRIZA-MA JANEIRO/2016

O seguinte relatório apresentara em contexto resumido, dez dias de vivência patrocinados pelos Ver-SUS, vivenciado por Marcos Moreira Lira, graduando de Ciências Humanas e militante pelo coletivo UJC (União Juventude Comunista), uma vivência realizada do dia seis de janeiro a dezessete de janeiro de 2016, iniciando-se oito horas da manhã do dia seis e encerrando onze horas do dia dezessete.

Últimos posts comentados


fatima Couto is offline
5votos

As quatro estações

Resumo